Ações da Campanha contra a Dengue mobilizam Sistema da Agricultura 18/12/2019 - 17:44

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e suas vinculadas somaram-se aos esforços de outras entidades do Estado nesta quarta-feira (18) para difundir informações sobre os cuidados na prevenção da dengue. Muitos dedicaram alguns instantes do dia para procurar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Durante a semana, o secretário Norberto Ortigara gravou um vídeo enviado pelo endereço eletrônico para todos os servidores do órgão alertando sobre a necessidade da mobilização em razão da gravidade da doença. Nesta quarta-feira, ele se reuniu com os funcionários terceirizados e reforçou as informações sobre a prevenção. “A dengue mata e todos precisamos nos conscientizar e eliminar qualquer situação que o mosquito da dengue possa se reproduzir”, alertou.

Em Cascavel, a mobilização reuniu vários órgãos estaduais, entre eles os ligados à agricultura, e entidades civis em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida. Com personagens caracterizando o mosquito da dengue e a morte, os participantes falaram sobre os cuidados com a doença e distribuíram panfletos.

O Núcleo Regional de Dois Vizinhos uniu servidores da Seab, Adapar e Emater para vistorias nas instalações da unidade e limpeza dos drenos das lixeiras. Também foram distribuídos folders aos usuários do Sistema Seagri. Em Laranjeiras do Sul, também houve união de forças para as ações de combate ao mosquito. O Núcleo de Pato Branco realizou uma faxina externa.

Em Francisco Beltrão, os funcionários do Núcleo da Agricultura vestiram o branco e utilizaram o adesivo da campanha. Eles também tiveram o acompanhamento de uma agente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde para realizar a completa vistoria do imóvel que ocupam. Ainda fez parte das ações em Francisco Beltrão a entrega de panfletos a estudantes e pessoas que passaram em frente a Escola Municipal Maria Basso Delani e a divulgação dos trabalhos no Jornal de Beltrão e em rádios.

Em Ivaiporã, os servidores também estiveram mobilizados para a entrega de folhetos de orientação sobre a dengue. Já em Paranaguá, os servidores discutiram as providências a serem tomadas em reunião das regionais litorâneas.