Sai o resultado da análise documental do Coopera PR - Edital 001/2019 11/10/2019 - 17:03

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgou nesta sexta-feira (11) o Resultado da Análise Documental dos Projetos de Negócios  (reeditado) apresentados no Edital Seab n.º 001/2019, de apoio a pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar. Foram apresentados 236 projetos de negócios de associações e cooperativas de municípios de todas as regiões do Paraná.

 

Além da publicação do relatório, cada organização participante receberá um comunicado com detalhes sobre seu projeto, no endereço eletrônico fornecido na inscrição. “A princípio, o relatório seria divulgado em setembro. No entanto, devido ao grande volume de inscrições foi necessário um tempo maior para nossos técnicos analisarem os documentos apresentados”, justificou o chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), Márcio da Silva.

 

O edital faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar – Coopera Paraná, que prevê ações integradas entre o setor público e privado. “O programa busca incentivar a organização formal dos agricultores, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos. A quantidade de inscrições comprova que estamos atendendo a uma grande demanda do Estado”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

 

De acordo com o coordenador do programa, Jefferson Meister, a intenção do edital foi selecionar e classificar Projetos de Negócios que possibilitem melhorar a competitividade e o acesso a mercados pelas pequenas organizações de produtores, garantindo maior renda e uso de boas práticas ambientais e sociais. O valor total dos recursos do edital é de R$ 30 milhões, e cada projeto pode receber até R$ 420 mil.

 

Além de técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o comitê gestor do programa tem participação de representantes do Instituto Emater, Ocepar/Sescoop e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).