Seab participa de ação do Programa Paraná Mais Verde 23/09/2019 - 17:07

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara participou nesta segunda-feira (23) do plantio de mudas no Colégio Estadual Leôncio Correia, no Bacacheri. A ação marcou o início do Programa Paraná Mais Verde, de arborização rural e urbana. A execução do Programa é uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo com a Secretaria de Estado da Educação, Copel, Sanepar, Defesa Civil, IAP, Emater e Corpo de Bombeiros. O foco é a rearborização urbana e rural, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias.

“São espécies nativas que podem colaborar com um ambiente mais sadio para todos. Estamos conscientizando jovens e crianças”, disse Ortigara. Ele afirmou que a Secretaria está à disposição para colaborar com a criação de uma horta na escola. “Queremos montar uma horta para o colégio com composteira e minhocário. A ideia é ensinar a técnica para os funcionários, e a parceria com a Seab facilitaria muito”, diz o diretor Marcello Monteiro. O colégio Leôncio Correia tem aproximadamente tem 2,1 mil alunos.

São 413 mil mudas de espécies nativas do Estado, já levadas a todas as escolas estaduais de todos os municípios. O plantio acontece durante todo o dia nas 2.146 escolas da rede pública estadual, nos 399 municípios paranaenses. Cada secretário de Estado e dirigente de autarquias adotaram como padrinhos do plantio em colégios. A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no sábado (21), e marca também o início da Primavera. Além das unidades escolares, são distribuídas mudas para que os alunos possam levar para casa, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias.

EMATER - Servidores de unidades regionais e municipais da Emater também participaram do plantio de mudas em todo o Estado. Ele possibilitaram a chegada de uma muda de espécie florestal nativa a cada aluno da rede estadual de ensino e 10 mudas para plantio em cada escola estadual, com turno no período da tarde nos 399 municípios do Paraná.

Para o engenheiro agrônomo Amauri Ferreira Pinto, da área de produção florestal da Emater, a atuação dos participantes foi além das expectativas. “Esta foi a maior logística e ação já realizada no Estado visando o plantio, no mesmo dia, de árvores de nossa flora nativa”, explica.

Cada órgão ficou responsável por uma etapa da logística. Em parceria com a SEED, a Emater e o Iap foram responsáveis por capacitar e conscientizar os alunos sobre a importância da data e plantio de árvores, além da produção de material didático. Os técnicos da Emater conseguiram cumprir 98,6% das atividades previstas. “Segundo o relato de vários extensionistas, foi extremamente gratificante a entrega das mudas às escolas. Muitos alunos ajudaram a descarregar os veículos da Emater e podia-se ver a alegria nos olhos de tantas crianças em nos receber", conta. Os servidores também participaram das comemorações do dia 23 em palestras aos alunos, e representando a instituição nas comemorações.