Turismo Rural ganha impulso para desenvolver novas ações 15/01/2021 - 10:51

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, por meio do serviço social autônomo Paraná Projetos, com o objetivo de desenvolver ações de turismo rural envolvendo agricultores familiares.

O termo prevê a elaboração de materiais publicitários e de divulgação das propriedades que exploram a atividade e que são atendidas pelo programa de Turismo Rural do IDR-Paraná. Os profissionais do Paraná Projetos desenvolvem todo o material gráfico para as propriedades. As instituições estão somando esforços para ampliar a oferta e a comercialização de roteiros, que possibilitem geração de renda aos agricultores familiares.

O programa de Turismo Rural do IDR-Paraná já tem como ponto de partida a criação de roteiros em propriedades vinculadas aos segmentos de produção de alimentos. É o caso do  Sitio Eliza-Cafés Especiais, de Mandaguari, e o Caminho dos Cafés das Mulheres no Norte Pioneiro. Com a parceria essas propriedades vão estruturar melhor as rotas de turismo. A apicultura, a produção de erva-mate, a fruticultura, a olericultura orgânica, a viticultura e o enoturismo são atividades que também serão contempladas.

Já foram criadas as Rotas do Queijo Artesanal que atendem a agroindústrias familiares. Em Carlópolis, onde já está estruturado o roteiro de turismo rural com oito propriedades, o material publicitário está em fase final de elaboração e deverá ser entregue no próximo mês aos agricultores. 

Outro objeto da parceria é a estruturação do circuito permanente de caminhadas de longo curso. O projeto piloto está sendo desenvolvido no Território Vale do Ivaí e prevê um traçado de 515 km, por 17 municípios. O trabalho de definição e levantamento de dados é coordenado pelo IDR-Paraná, por meio dos regionais de Ivaiporã, Apucarana e Campo Mourão e prefeituras. O Paraná Projetos elaborou o mapa do percurso e organizou as informações para dar sequência às ações de implantação final do circuito. A previsão é que em meados deste ano os primeiros grupos de caminhantes já possam conhecer o Vale do Ivaí e suas belezas naturais.

caminhadas

Para as famílias que vivem na região é uma alternativa a mais de renda, já que elas poderão fornecer produtos e serviços aos caminhantes. O projeto do Vale do Ivaí conta com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), da Paraná Turismo, da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí-Turismo (Amuvitur), da Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas) e da Rede Brasileira de Trilhas.

Até 2022 devem ser estruturados vinte roteiros de turismo rural no Estado. Para tanto, é necessária a integração entre os gestores regionais e de projetos, bem como entre o IDR-Paraná e o Paraná Projetos. Além disso, o apoio das secretarias municipais é fundamental para o sucesso do trabalho.

Para o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, essa parceria com o Paraná Projetos é fundamental para levar alternativas de renda às regiões mais deprimidas economicamente do Estado, onde o turismo pode contribuir para melhorar as condições de vida das famílias rurais.