Departamento de Florestas Plantadas

Programas



ucampoUNIVERSIDADE DO CAMPO
A Universidade do Campo é um programa do Governo do Paraná que procura, através da interação e integração institucional, disponibilizar informação e conhecimento aos agentes do agronegócio; usando a tecnologia da informação visa facilitar o processo de agregação de valor ao setor. A gestão é da Secretaria da Agricultura do Paraná - SEAB, o programa tem a missão de aproximar pessoas - em especial os agentes do agronegócio - através da Tecnologia da Informação. Aqui você conta atualmente com 150 especialistas que estão à disposição para consultas em mais de 340 assuntos do setor agrosilvopastoril.




fabricaAGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Através da SEAB e vinculadas, bem como outras Secretarias de Estado, e em parcerias com entidades públicas e privadas, executa o Programa Agroindústria Familiar "Fábrica do Agricultor" , possibilitando a inserção dos pequenos e médios agricultores no mercado, gerando emprego e renda no meio rural.  Todo este esforço conduz a um dos principais objetivos do Programa: a verticalização da produção a partir das unidades produtivas dos agricultores familiares, permitindo a agregação de valor aos seus produtos e renda aos seus negócios, contribuindo para a permanência de suas famílias no meio rural pela geração de novos empregos. Isto é, possibilitar o segundo, e outros ganhos, aos agricultores familiares e, conseqüentemente, da conquista do seu bem-estar social.




LEITE DAS CRIANÇAS
O Governo do Estado do Paraná lançou o Programa “Leite das Crianças”, iniciando a distribuição de 1 litro de leite para cada criança que precisa, cumprindo, não como uma promessa de campanha, mas com a sua obrigação moral de levar a esperança para milhares de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, e não tem mais com o que contar, senão com a manifestação concreta da solidariedade paranaense através dos programas sociais do Governo. O Programa “Leite das Crianças” é a união da sociedade civil organizada e o Governo do Paraná.





ovinocaprinoPROGRAMA OVINO CAPRINO PARANÁ
O Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos (PAECPOC) teve seu início em 18 de setembro de 2003, quando aconteceu na EMATER-PR o I Seminário para a construção da proposta, que contou com a participação de 34 instituições e 54 técnicos. Neste Seminário e nas reuniões subseqüentes dos grupos de trabalho, foi elaborado um diagnóstico do setor, e a partir daí, nasceu o Programa Estadual. O Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos, tem por objetivo tornar as atividades competitivas em decorrência da exigência do mercado consumidor, proporcionando renda e melhor qualidade de vida aos criadores paranaenses.



bioenergiaBIODIESEL NO PARANÁ: PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA

O Programa Paranaense de Bioenergia foi criado através do Decreto 2101 de 10 de Novembro de 2003 com a finalidade de gerir e fomentar ações de pesquisa e desenvolvimento, aplicações e uso da biomassa no Paraná.


simepSISTEMA DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA PARANÁ 12 MESES
O Paraná 12 Meses foi um projeto do Governo do Estado do Paraná, em parceria com o Banco Mundial, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições sociais dos pequenos agricultores, proporcionando investimentos em habitação e saneamento básico; recuperação e preservação do solo agrícola e do meio ambiente como um todo; geração de postos de trabalho no meio rural; aumento da renda familiar e regularidade de ganhos durante 12 meses do ano.


fundodeavalFUNDO DE AVAL
Concessão de garantias complementares necessárias à contratação de financiamentos com recursos do Pronaf  para produtores rurais que não disponham de garantias suficientes para o acesso a financiamentos na rede bancária conveniada.


pin2IRRIGAÇÃO NOTURNA
Para aumentar a produção e diminuir custos de energia elétrica para pequenos agricultores, o Governo do Paraná, através da Copel e Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou o Programa Irrigação Noturna. Uma linha de crédito que irá fornecer toda a instalação elétrica e beneficiar milhares de propriedades rurais que não tinham condições de irrigar suas plantações.


sisbovRASTREABILIDADE BOVINA-RELAÇÃO DE ANIMAIS PARA TRÂNSITO   
Declaração do produtor, que deverá acompanhar a Guia de Trãnsito Animal – GTA, em atendimento ao  § 1.º, ART. 10, da INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA N.º 21 DE 02 DE ABRIL DE 2004.


  turismoruralPROGRAMA DE TURISMO RURAL DO PARANÁ
As Secretarias de Estado do Turismo (SETU) e da Agricultura e do
Abastecimento (SEAB), através de um Termo de Cooperação Técnica assinado em maio de 2007, comprometeram-se a promover ações integradas com vistas ao planejamento, à estruturação e à implementação de uma política pública para o Turismo Rural que possibilite o desenvolvimento local e regional, com base nas vocações e potencialidades do Estado do Paraná.

  




Recomendar esta página via e-mail: