Departamento de Florestas Plantadas

PRO-RURAL - Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial

O Estado do Paraná tem a quinta maior economia do País e indicadores sociais acima da média nacional. Apesar destas conquistas apresenta desigualdades, tendo regiões com maior dificuldade de acesso aos serviços sociais de qualidade.

Na região central do Paraná, a agricultura de pequenas áreas é a principal fonte de renda e caracteriza a estrutura social e econômica da maioria dos municípios. Os principais fatores que dificultam esta região de participar do crescimento econômico do Estado são: ambiente físico e produtividade baixa, capital social restrito e pouca inovação, história política e questões de posse da terra.

Para enfrentar estas questões a estratégia do governo enfatiza o aumento da competitividade das cadeias de valor, a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais, a regularização da posse da terra e a melhoria do manejo dos recursos naturais.

Neste sentido, o Governo do Estado do Paraná negociou um empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial) financiando o PROJETO MULTISSETORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ, através do ACORDO DE EMPRÉSTIMO Nº BIRD 8201-BR, que tem como objetivo tornar o acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico e humano mais justo e ambientalmente sustentável, através da modernização da gestão do setor público e da gestão da receita no Estado do Paraná.

O Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná adotará uma abordagem setorial ampla (SWAp1) para apoiar ações prioritárias das Secretarias Estaduais de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Fazenda, Administração e Previdência e Planejamento. Entre as ações prioritárias esta o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRÓ-RURAL).

O PRÓ-RURAL tem como objetivo aumentar a competitividade dos pequenos produtores rurais da Região Central do Estado, de forma socialmente e ambientalmente sustentável. O mesmo irá ajudar os pequenos produtores a aumentar a produtividade, sua organização, comercialização e promover conexões com parceiros e mercados em regiões mais dinâmicas, através de parcerias técnicas e comerciais e facilitando o acesso aos grandes mercados urbanos.


INFORMAÇÕES SOBRE A EXECUÇÃO DO PROGRAMA


  1. RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA NO ANO DE 2016 E 1º TRIM. 2017
  2. RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2015
  3. PLANILHA COM INFORMAÇÕES SOBRE OS TERMOS DE FOMENTO APROVADOS E APOIADOS PELO PROGRAMA (atualizado em 29/08/2017)
 



Para maiores informações clique nas logos abaixo:

logo_prorural
edital_001_2014
 
edital_002_2016  Edital 003/2017




Recomendar esta página via e-mail: