Departamento de Florestas Plantadas

Divisão de Estatísticas Básicas - DEB

Finalidade

Desenvolvimento de metodologias, coleta e tratamento de informações estatísticas sobre a agropecuária paranaense nos setores.Como estamos organizados:
  • Setor de pesquisas de preços.
  • Setor de previsão de safras.
  • Setor de informação de mercado agrícola.
  • Setor de custos de produção.
Atividades desempenhadas
  • Valor Bruto da Produção Agropecuária
    Índice de frequência anual, calculado com base na produção agrícola municipal e nos preços recebidos pelos produtores paranaenses. Engloba produtos da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo vegetal, da olericultura, da fruticultura, de plantas aromáticas, medicinais e ornamentais, da pesca, etc.
  • Preço de Terras
    Levantamento anual de preços de terras (intenções de compra ou transações ocorridas) com fins agrossilvipastoris, por municípios. 
  • Preços de Produtos Florestais
    Levantamento semestral de preços de produtos florestais, sementes, mudas, erva-mate, lenha, carvão vegetal, toras, madeiras serradas e resíduos de madeira, que mais se destacam no Estado do Paraná.
  • Preços Diários de Produtos Agropecuários (SIMA)
    O objetivo é colocar ao alcance dos produtores rurais e dos consumidores os preços vigentes no mercado local e em outros mercados de interesse ou de influência da Região. Efetua-se a coleta e divulgação diária dos preços dos principais produtos (13 produtos).
  • Preços Médios Semanais Recebidos pelos Produtores
    É o levantamento semanal dos preços recebidos pelos produtores na venda da sua produção com o objetivo de efetuar análise de rentabilidade, acompanhamento de margens de comercialização, construção de índices de preços, cálculo do Valor Bruto da Produção e atendimento ao público externo (54 produtos).
  • Preços Médios Semanais de Venda no Atacado
    É o levantamento semanal e o tratamento dos preços pagos pelos varejistas ou industriais junto aos atacadistas, cerealistas, cooperativas e distribuidoras para a construção de índices de preços, cálculo de margens de comercialização e atender ao público externo (42 produtos).
  • Preços Médios Mensais de Venda no Varejo
    É o levantamento mensal dos preços pagos pelos consumidores na compra de produtos agropecuários "in natura", beneficiados, semiprocessados, processados, junto ao supermercados, feiras livres, mercearias, açougues, quitandas, etc., com objetivo de acompanhar o nível de preços ao consumidor, margem de comercialização, a construção de índices de preços e atender ao público externo (58 produtos).
  • Preços Pagos pelos Produtores
    É o levantamento trimestral dos preços pagos pelos agricultores na compra ou aluguel de insumos ou fatores de produção usados na agropecuária com objetivo de efetuar cálculo de custos de produção, construção de índices de preços, estudo de relações de troca e atender ao público externo (650 produtos).
  • Previsão e Estimativa de Safras
    Pelo método subjetivo, efetua-se levantamento semanal de informação sobre a evolução das safras agrícolas. Por ser método de caráter subjetivo, as informações são construídas a partir de uma base anterior, considerando indicadores como ânimo dos agricultores, venda de insumos (sementes, fertilizantes, etc.), além de demanda por crédito, clima etc., com visitas a propriedades rurais além de realização de reuniões nos municípios produtores.
  • Estimativa de Custos de Produção - Culturas
    Trimestralmente, após a divulgação dos preços recebidos e pagos pelos produtores, é calculada a estimativa de custos de produção das diversas explorações da agropecuária Paranaense. Os sistemas de produção de bem como a tecnologia empregada são resultantes de pesquisa efetuada junto aos produtores e representam a moda para a atividade.
  • Levantamento da Produção Agropecuária
    Levantamento anual de área e produção Agropecuária no estado do Paraná, discriminado por município. É realizada através de pesquisas com entidades do setor agropecuário para as safras, ou ano civil, já finalizadas no estado.
Recomendar esta página via e-mail: