Departamento de Florestas Plantadas

Notícias

12/03/2013

Paraná vai promover reunião técnica sobre eficiência do solo

Foto/SeabCerca de 500 pessoas entre técnicos, professores, pesquisadores, estudantes e agricultores estão sendo esperados para a III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, que será realizada de 7 a 9 de maio em Londrina. O evento é vinculado à Sociedade Paranaense de Ciência do Solo e foi apresentado nesta terça-feira (12) ao secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O secretário falou da importância desse encontro para a agricultura do Paraná, onde são debatidas as questões do solo, que é a base para garantir uma boa produção e produtividade das lavouras. Segundo ele, o Paraná tem tradição em programas de bom uso do solo, mas também está preocupado com processos de degradação do solo, por falta de cuidados básicos por parte do produtor.

A III Reunião Paranaense de Ciência do Solo está sendo promovida pelo Iapar, Emater, Embrapa Soja e universidades estaduais de Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Esse ano, o encontro terá como tema “Sistemas Conservacionistas de Produção e sua Interação com a Ciência do Solo”.

Serão abordados temas como a qualidade do solo em sistemas sustentáveis de produção, o uso sustentável do solo para a produção florestal, para a produção de pastagens, de plantas perenes e para a produção de grãos. Com foco no solo serão abordados ainda os principais processos de degradação, a questão dos indicadores de qualidade do solo que é tão importante para a avaliação dos sistemas de produção, a dinâmica da matéria orgânica, as tecnologias em uso e as novas que maximizam a eficiência dos recursos biológicos do solo, e o plantio direto.

Também serão debatidos o uso de resíduos no solo como biofertilizantes e sua implicação ambiental e Sistemas de produção altamente tecnológicos como a Integração Lavoura Pecuária Floresta. Sob a ótica da difusão e transferência de tecnologias, serão debatidos o ensino de solos e os principais entraves para que a inovação no manejo e conservação do solo ocorra.

MODELO - O pesquisador do Iapar, Arnaldo Colozzi, também falou da importância da pesquisa e da discussão técnica sobre o solo. Ele disse que a agricultura paranaense se destaca nacional e internacionalmente pelos bons índices de produtividade e rentabilidade com preservação ambiental que vem alcançando em muitas regiões do estado.

No entanto, diz Colozzi, novos desafios acontecem a cada dia, principalmente quando se deseja o desenvolvimento harmônico do estado, considerando as diferenças e as possibilidades regionais. “O Paraná tem uma grande diversidade de clima e solo, o que exige cada vez mais dos técnicos e dos agricultores soluções regionalizadas para que a agricultura praticada aqui continue sendo exemplo para o país e o mundo”. SERVIÇO: III Reunião Paranaense de Ciência do Solo.

Data: 7 a 9 de maio.

Horário: 8h30 às 18 horas.

Local – Hotel Sumatra – Londrina (PR).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.