Departamento de Florestas Plantadas

Agricultura e Abastecimento

01/08/2013

Secretaria lança exposição de tecnologias para produção de frutas e hortaliças

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento lança na próxima terça-feira (06), em Londrina, a Hortinorte Paraná 2013, uma exposição de inovações tecnológicas para a produção frutas e hortaliças. O evento – realizado também pela Ceasa e Emater – acontecerá no município, de 29 a 31 de agosto, e visa reduzir defasagens tecnológicas na região Norte do Estado.

O segmento de produção de frutas e hortaliças está bastante competitivo e a secretaria e suas empresas vinculadas pretendem motivar o agricultor a implementar novas tecnologias de produção para atender um consumidor com maior poder aquisitivo e consciência alimentar e nutricional, que exige do mercado informações claras e precisas a respeito dos alimentos adquiridos. A Hortinorte 2013 será realizada numa área de quatro hectares onde foram instaladas estações de demonstração de produção de frutas e hortaliças que visam despertar o interesse e facilitar a adoção de tecnologias para modernizar o sistema de produção e de abastecimento da região.

Aproximadamente 3 mil produtores devem participar da Hortinorte, além de técnicos e organizações do setor, que terão a oportunidade de visitar as estações de produção e cultivos das espécies e variedades recomendadas para o Norte do Paraná.

Serão repassados aos agricultores os procedimentos de boas práticas agrícolas e de rastreabilidade que permitem levar às Ceasas alimentos seguros, saudáveis, oriundos tanto da produção orgânica como da produção convencional com certificação de rastreabilidade. O evento busca aproximar os agentes de produção e comercialização da área de influência da Ceasa Londrina, abrangendo os municípios das regiões de Apucarana, Ivaiporã, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Londrina, do Sul de São Paulo e de parte do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. A exposição será na Central de Abastecimento de Londrina. A escolha foi motivada por estar no município, que fica no norte do Estado do Paraná, a 379 quilômetros de Curitiba e a 528 quilômetros de São Paulo. Uma das maiores cidades do Sul do Brasil, Londrina conta com mais de meio milhão de habitantes, uma macrorregião que abrange 4,5 milhões de pessoas. PRODUÇÃO - Na área de influência da Ceasa Londrina, destaca-se o segmento da fruticultura, com 6,27 mil produtores que cultivam numa área de 18 mil hectares, gerando um Valor Bruto da Produção da ordem de R$ 247 milhões. Já na produção de hortaliças, atuam 20,3 mil produtores, numa área de 20,1 mil hectares e geram um Valor Bruto da Produção de R$ 500 milhões. Esses indicadores demonstram a importância social e econômica do segmento na região, totalizando para as duas atividades 68,2 mil empregos diretos.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Serviço:

Lançamento da Hotinorte Paraná 2013

Data: 06/08 (terça-feira)

Horário: 10h00

Local: Av. Brasília, 10.000 - Gleba Ribeirão Lindoia - Londrina
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.