Departamento de Florestas Plantadas

Agricultura e Abastecimento

04/01/2019

Secretário Norberto Ortigara apresenta sua nova equipe

Conheça a nova equipe da Seab, anunciada pelo secretário Norberto Ortigara durante a cerimônia de posse, no dia 3 de janeiro:


Equipe 1


Rubens Ernesto Niederheitmann - diretor-geral


Engenheiro agrônomo formado em 1978 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Administração com ênfase para a qualidade pela PUC-PR. Ingressou na Extensão Rural do Paraná na Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (ACARPA) em 1979, permanecendo até julho de 2018 no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Atuou como extensionista rural municipal, regional e estadual., e foi diretor técnico da Emater em 1998. Foi presidente da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (1999-2002); presidente da Emater (2011-2014 e 2015-julho de 2018); vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). Também foi coordenador do Programa Paraná Rural e atuou em convênio com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, trabalhando com pecuária de leite e corte.


Equipe 2


Vera da Rocha Zardo – chefe de gabinete


Engenheira agrônoma forma pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), pós-graduada em Gestão de Segurança Alimentar e Administração com Ênfase em Agribusiness. Especialista em Economia Rural. Trabalhou na Cooperativa Agrícola Irati (Cail) de 1988 a 1989, prestando assistência técnica aos agricultores e atuando no planejamento da cooperativa. Em 1989, tornou-se servidora pública da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no Departamento de Economia Rural (Deral), onde desempenhou funções como pesquisadora de campo, analista de mercado agrícola e coordenadora de conjuntura agrícola. Entre 2005 e 2010 foi diretora de Abastecimento Social da Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba, em que atuava no programa Armazém da Família, responsável pelo acesso a alimentos por famílias de baixa renda. Foi chefe de gabinete da Seab entre 2011 e 2018 e membro do Conselho Fiscal da Codapar.


Equipe 3

Assessor Técnico do gabinete – Paulo Roberto Meira

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1991, pós-graduado em Gestão Pública e Logística. Tem capacitação em elaboração, gestão e análise de projetos (FAE, 2015). De 1991 a 2002, atuou na Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Em 2003 passou a integrar a equipe da Seab, onde foi responsável técnico, do Subcomponente Manejo Fase I – Projeto Paraná 12 meses, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) e assessor técnico de gabinete. Em agosto de 2018 foi cedido para o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para atuar na assessoria de planejamento, na área de elaboração de projetos e captação de recursos.


Equipe 4


Diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) - Salatiel Turra

Doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), bacharel em Ciências Econômicas pela Unioeste e técnico agrícola com habilitação em Agricultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi técnico de Manejo e Meio Ambiente na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de 2010 a 2018. Na Seab, trabalhou no Defis e também na Adapar até 2013, quando foi convidado para atuar no Departamento de Economia Rural do Núcleo Regional de Dois Vizinhos. Também é professor universitário nos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Elétrica na Faculdade União do Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep).



Equipe 5


Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) – Richardson de Souza

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Sistemas de Informação pela PUC-PR. Especialista em Agronegócio pela UFPR. É servidor público da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná desde 1986. No Departamento de Economia Rural (Deral), desempenhou as funções de analista de mercado agrícola, coordenador das Divisões de Conjuntura Agropecuária e Estatísticas Básicas. Também na Seab, já atuou como gerente de Planejamento do programa Paraná 12 meses (1997-1998), diretor do Deral (1999-2002), coordenador do Programa Paranaense de Bioenergia (2005-2010) e diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (2013-2018). De 2011 a 2012 foi diretor de Abastecimento Social da Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba.


Equipe 6


Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) - Márcia Stolarski

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Desenvolvimento Econômico com ênfase em Políticas Públicas pela mesma instituição. Possui especialização em Programas de Alimentação e Nutrição e em Alimentação e Nutrição. Foi coordenadora do Programa Paranaense de Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de 2016 a 2018; diretora da Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado da Educação (Seed) de 2011 a 2016; coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Seed de 1997 a 2011 e nutricionista do Programa Estadual de Alimentação Escolar na Seed, de 1989 a 1997.


Equipe 7


Diretor do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop) - José Tarciso Fialho

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Engenheiro agrônomo formado pela mesma instituição. Tem especializações Magistério Superior, Psicopedagogia, Educação à Distância, Educação Ambiental e Auditoria Ambiental. É técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento desde 1984, onde atua como assessor técnico desde 2012. Também foi chefe do Departamento de Agricultura de 1988 a 1991 e diretor-presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de 1992 a 1995. Ocupou o cargo de assessor técnico do Instituto Internamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – Paraguai por dois meses em 1996 e exerceu a docência universitária por mais de 15 anos.




Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.