Departamento de Florestas Plantadas

Agricultura e Abastecimento

11/02/2019

Conheça a equipe da Adapar

otamir


Diretor presidente - Otamir Cesar Martins

Médico Veterinário formado em 1973 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Administração Agropecuária e Métodos de Extensão pelo Ministério da Agricultura de Israel, Especialista em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras e MBA em Gestão Estratégica das Organizações pelo ISAE/FGV. Ingressou em 1974 no Grupo Executivo de Combate à Febre Aftosa - Ministério da Agricultura na Unidade Veterinária de Marechal Cândido Rondon. Em 1975, na Extensão Rural do Paraná na Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (ACARPA) permanecendo até 2016. De 2017 a 2010 exerceu os cargos Diretor de Planejamento e Coordenação, Superintendente e Secretário Interino da Secretaria Municipal de Planejamento de Curitiba. De 2011 a 2018 exerceu o cargo de Diretor Geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).


HORACIO



Chefe de Gabinete - Horácio Slongo

Médico Veterinário formado em 1996 pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV, pós-graduado em Gestão da Qualidade Assegurada em Alimentos (2001) e Gestão em Defesa Agropecuária com ênfase em Defesa Sanitária Animal (2016), possui Formação de Auditor para Certificação de Carne Bovina. Servidor de carreira desde 20 de agosto de 1998, onde exerceu as funções de Coordenador da área de Carnes e Derivados, chefe do Serviço de Inspeção do Paraná e Coordenador da Divisão de Educação Sanitária. Em 2012 assumiu a Assessoria Técnica do Gabinete da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, cargo em que ficou até 2019 onde passou a exercer as atividades de chefe de Gabinete da Adapar.




MANOEL


Diretor de Defesa AgropecuáriaManoel Luiz de Azevedo

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em Direito pela Universidade Paranaense – Umuarama. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi fiscal de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento de 1987 a 2012; coordenador estadual da Fiscalização do Uso do Solo Agrícola de 2008 a 2012; engenheiro agrônomo fiscal de Defesa Agropecuária, na Coordenação Estadual da Fiscalização do Uso do Solo Agrícola na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em 2012; responsável pelo Núcleo de Controle Interno da Adapar, de 2012 a 2014 e Chefe de Gabinete na Adapar de 2014 a 2018.


ADALBERTO


Diretor Administrativo Financeiro - Adalberto Luiz Valiati


Engenheiro agrônomo formado em 1983 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Administração Rural pela UNICENTRO e Ênfase em Gestão de Pessoas pela UFPR. Ingressou na CAFE DO PARANÁ em 1984, atuando na inspeção e responsável pela Produção de Sementes no período de 1984 a 1990. Em 1990 até 1993, atuou na Divisão de Registros e Controle de Documentos - SEAB/DEFIS/DIRED. De 1993 a 1997, foi Gerente Administrativo do SENAC/PR. De 1998 a 2011 foi Chefe do Grupo de Recursos Humanos da SEAB. De 2012 a 2018 foi Diretor Administrativo Financeiro da ADAPAR.


CASAGRANDE

Gerência de Apoio Técnico - Alessandro Casagrande

Doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento – MADE pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Especialista na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo pela mesma instituição. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná em 1995, experiência internacional como agrônomo na Califórnia, Estados Unidos. Atuou como consultor em recuperação de áreas degradadas por mineração e foi diretor de empresa de consultoria ambiental por 10 anos. Entrou na Adapar em 2015 como Fiscal de Defesa Agropecuária. Em 2017, foi Assessor Técnico do Gabinete da Adapar e também foi coordenador de Inovação e Monitoramento da Defesa Agropecuária desde 2018.




MARIZA



Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - Mariza Koloda Henning

Formada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela FESP; Medicina Veterinária, pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Mestre em Saúde Animal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista nas áreas de Produção de Ruminantes pela UFLA (MG); Agronegócios (UFPR) e Administração em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entrou no Serviço Público em 1998 e, de 2003 a 2018, estive à frente da Coordenação Estadual do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose - na GSA, e agora assume a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal – GIPOA da Adapar.



RODRIGO


Gerente de Laboratório -Rodrigo Gibrail Okar

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2001. Em 2007 tornou-se servidor público da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no Centro de Diagnóstico “Marcos Enrietti” (Departamento de Fiscalização - Defis), onde atuou no laboratório de Virologia Animal. De 2013 a 2017 foi Coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade do CDME / Adapar, levando este centro de diagnóstico a obter a acreditação junto à Cgcre / Inmetro na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025. Possui capacitação em Gestão Sistêmica da Defesa Agropecuária (2014) e em Interpretação e Aplicação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025 (2013 e 2018). Atua como Auditor Interno em laboratórios de ensaio desde 2013. Ocupa a Gerência de Laboratórios da Adapar desde 2018.


MARCILIO


Gerente de Sanidade Vegetal - Marcílio Martins Araújo

Engenheiro Agrônomo formado em 1989 pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC), Lages (SC), com Mestrado em Agronomia na área de concentração em Fruticultura de Clima Temperado, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Especialização em Manejo Integrado de Pragas e Receituário Agronômico, pela Universidade Federal de Lavras. Professor no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná – UNICS, Palmas – PR. Ingressou na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná, no Departamento de Fiscalização - Defis, em 1998. Faz parte do quadro de fiscais da Adapar, foi Coordenador do Programa de Sanidade Florestal, e na Criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, assumiu a Gerência de Sanidade Vegetal – GSV, na Diretoria de Defesa Agropecuária.



RAFAEL


Gerente de Saúde Animal - Rafael Gonçalves Dias


Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, mestrando em Clínicas Veterinárias pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, pós-graduado em Defesa Sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Tornou-se servidor do estado em 2007, na SEAB, onde desempenhou funções como fiscal de defesa agropecuária. Entre 2012 a 2014 foi Gerente do Trânsito Agropecuário da Adapar. Desde 2014 desempenha suas funções como Gerente de Saúde Animal na Adapar.



MURIEL


Gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar - Muriel Alessandro Moreschi

Médico veterinário formado pelo Centro de Ciências Agroveterinarias (UDESC/Lages-SC). Especialista em Defesa Sanitária Animal. Ingressou no serviço público em 1996 no extinto Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Seab na Unidade Veterinária de Reserva. Supervisor Regional da Defesa Sanitária Animal no Núcleo Regional de Ponta Grossa entre 2003 e 2007. No ano de 2008 foi responsável pela divisão de Educação Sanitária do DEFIS. Entre 2012 e 2016 foi Supervisor Regional da Adapar na URS de Paranaguá. Gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar desde 2016.



JAIRO


Gerente Administrativo - Jairo da Silva Rocha

Administrador, formado pela Universidade Expoente (UNIEXP), com especialização em Administração Pública para Gestores do Sistema Estadual da Agricultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ingressou na Extensão Rural do Paraná na Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (ACARPA), como Técnico Agrícola em 1979, atualmente denominado, como Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater. Atuou como extensionista rural municipal em Teixeira Soares, Lapa e Rio Branco do Sul. Em 1990 passou a atuar na Área de Recursos Humanos, Assessor de Gabinete no Emater e depois a Disposição da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos – CLASPAR, como chefe de Gabinete e no período de maio de 2010 a junho de 2012 como Diretor Administrativo Financeiro da Claspar. A partir de agosto de 2012 atua como Gerente Administrativo na Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar. 


ANTONIA


Gerente de Recursos Humanos – Antonia Alcesia Miranda Barbosa

Formada em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), servidora do estado do Paraná desde 1982, onde já desempenhou funções como responsável pela emissão de certidões para fins de aposentadoria. De 1999 a 2014 atuou na Paranaprevidência, também na análise e cálculos de aposentadoria. Desde 2017, exerce a função de gerente de Recursos Humanos da Adapar.


ANDREIA


Andreia do Rocio Silva Perissutti – Gerente financeira

Técnica em Contabilidade pela Escola Técnica em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Gerente financeira da Adapar desde 2012. Também integrou o Grupo Financeiro Setorial de 2000 a 2012, em que desempenhou como principaiatividades empenhos, liquidações, pagamentos da Seab, pagamentos de convênios, movimentações contábeis e transferências bancárias. De 1993 a 2000, foi Secretária da Chefia de Gabinete.






Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.