Paraná inicia debate e elaboração do Plano de Ação para reduzir emissões de carbono na agropecuária 28/06/2022 - 17:52

O Paraná está entre os sete estados brasileiros que já oficializaram a criação de um grupo gestor para trabalhar na elaboração e aplicação do Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

A 1ª reunião do grupo de trabalho no Paraná aconteceu na segunda-feira (27), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com participação de técnicos da Seab, Mapa, Sistema Ocepar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre).

O grupo gestor alinhou propostas para elaboração do Plano de Ação Estadual (PAE), segundo o chefe do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop) da Seab, Breno Menezes. “O Estado do Paraná já possui algumas ferramentas do ABC+ consolidadas há décadas. Todavia, sensibilizar os produtores a utilizarem as práticas sustentáveis bem-feitas deve ser uma prática constante, pensando em produtividade, sustentabilidade e resiliência dos sistemas produtivos. Temos produtores que incorporam novas tecnologias no campo e são abertos a inovações e à adoção a sistemas sustentáveis”, diz. No total, 15 entidades fazem parte do grupo gestor, que deve promover reuniões mensais a partir de agora. A expectativa é que o Plano Estadual seja publicado até setembro. 

Entre as estratégias do Plano ABC+ estão manter o estímulo à adoção e manutenção de sistemas agropecuários conservacionistas e sustentáveis de produção, com aumento da produtividade e renda, da resiliência e do controle das emissões de gases de efeito estufa. Isso inclui promover sistemas em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), plantio direto, fixação biológica do nitrogênio; florestas plantadas; recuperação de pastagens degradadas; tratamento de dejetos animais, entre outras iniciativas. "Essas ações além de aumentar a produtividade e resiliência dos sistemas de produção, também podem fixar e mitigar carbono e emissões de gases de efeito estufa por parte do setor agropecuário”, explica Menezes.

SUSTENTABILIDADE - O Plano ABC, estabelecido para o decênio 2020-2030, tornou-se uma referência para as políticas públicas promotoras de sustentabilidade no setor agropecuário, especialmente num período em que temas ambientais estão entre as principais preocupações mundiais. Em maio deste ano, o Paraná participou da 1ª Reunião Nacional do Plano ABC+, realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. As iniciativas buscam garantir ganhos econômicos aos produtores brasileiros, mas de forma intrinsecamente alinhada com o estabelecimento de sistemas de produção que permitam aumentar sua resiliência, garantindo capacidade de adaptação frente aos impactos externos e que controlam também as emissões de gases de efeito estufa associados ao setor.

GALERIA DE IMAGENS