Coleta de perfis de solos e observações morfológicas em pedossequências na Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III 08/03/2021 - 11:07

Gustavo Ribas Curcio1, João Bosco Vasconcellos Gomes1, Marlon Antonio Debrino2, Mauricio Kacharouski2, Andrey Luan Petry2, Leonardo Miranda Feriani3, Dalila Peres de Oliveira3

 

A última campanha de campo efetuada entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março de 2021 cumpriu dois objetivos: coletar mais informações observacionais de solos em pedossequências, bem como descrever/classificar/coletar perfis de solos.

Desta maneira, foram feitas mais 79 pedossequências, correspondendo à 316 pontos de referências para observações morfológicas nos municípios de Céu Azul, Diamante D`Oeste, Matelândia, Missal, Ramilândia, Santa Helena de Itaipu e Vera Cruz do Oeste. Após esta etapa, restam apenas três folhas para encerrar a coleta de informações morfológicas de solos, as quais encontram-se distribuídas em duas Cartas – E4 e E2 (Figura 1).

 

Figura 1 – Pontos observacionais da BHP III e parte da Bacia Hidrográfica do Piquiri.
Figura 1 – Pontos observacionais da BHP III e parte da Bacia Hidrográfica do Piquiri.

 

 

 

Referente aos trabalhos efetuados em perfis de solos, mais 19 foram coletados nesta campanha, distribuídos nos municípios de Cascavel, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Ramilândia, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu (Figura 2).

 

Figura 2 – Distribuição dos 19 perfis de solos, por município na BHP III.
Figura 2 – Distribuição dos 19 perfis de solos, por município na BHP III.

 

 

 

Sob o ponto de vista geomorfológico, os 19 perfis de solos coletados e classificados nesta última campanha encontram-se nos subplanaltos de Cascavel (3), São Francisco (6) e Foz do Iguaçu (10)(Figura 3).

 

Figura 3 – Distribuição dos 19 perfis de solos, por subplanalto na BHP III.
Figura 3 – Distribuição dos 19 perfis de solos, por subplanalto na BHP III.

 

 

 

Assim, serão necessárias mais uma campanha de campo para encerrar as observações morfológicas executadas pedossequencialmente e duas a três campanhas para encerrar as coletas dos perfis de solos, previstas para os meses de março e abril de 2021.

Os resultados físico-hídricos, granulométricos e químicos continuam sendo realizados pelos pesquisadores e técnicos da Embrapa Florestas e IDR PR (IAPAR), além da realização de relatórios e mapas. Com os mencionados resultados, a equipe do PronaSolos PR e seus patrocinadores, pretendem ampliar de forma consistente o conhecimento dos agricultores e técnicos a respeito das características dos solos, contribuindo para a obtenção de informações que venham subsidiar ainda mais o uso e respectivas formas de manejo destes.

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – jbvgomes@gmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – marlon_debrino@hotmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – mkacharouski@gmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – andrei_luan_petry@hotmail.com

3 – Bolsista da Sec. Ciên. Tec. Pr – leonardo.feriani@hotmail.com

3 – Bolsista da Sec. Ciên. Tec. Pr – dalilap_oliveira@outlook.com