Informações Gerais - CEM

A Rede Complexo de Enfezamento do Milho (Rede CEM) foi instituída, em 2023, para atender a uma demanda do setor agrícola do estado, que vem registrando prejuízos causados pelos enfezamentos e viroses transmitidos pela cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis).

Ainda há grande dificuldade de manejo e desconhecimento sobre técnicas, produtos e genéticas que propiciem controle efetivo para as condições do Paraná, considerando as interações patógeno-hospedeiro-ambiente. 

Por este motivo, a rede de pesquisa foi organizada em três eixos prioritários, que irão compor um esforço estadual na integração das informações e dados, de forma a permitir a sistematização dos resultados, para fundamentar a indicação dos critérios técnicos de manejo do complexo de enfezamentos do milho no Paraná. 

Os pesquisadores envolvidos em cada eixo de pesquisa participarão das atividades de forma integrada e seguirão a metodologia (protocolos técnicos) estabelecida para a Rede.

 

 

Os Eixos Temáticos da pesquisa são:
 

Eixo 1

Monitoramento de cigarrinhas (Dalbulus maidis) e patógenos do Complexo de Enfezamento do Milho


Levantamento da flutuação populacional da cigarrinha-do-milho em todo o Paraná, seguindo o protocolo único de coleta, armazenamento e avaliações

 

Monitoramento dos patógenos do Complexo de Enfezamento do Milho

Eixo 2

Avaliações das reações de cultivares de milho (híbridos e variedades)


Avaliação da estabilidade da resistência de cultivares de milho ao complexo de enfezamento e à cigarrinha D. maidis a campo e em ambiente controlado.

Eixo 3

Avaliações da eficácia da aplicação de inseticidas sintéticos e biológicos no controle de Dalbulus maidis


Realização de screening dos inseticidas registrados (sintéticos e biológicos) para o alvo, avaliação do intervalo entre as aplicações e compatibilidade de misturas. 


As avaliações serão realizadas em, pelo menos, quatro locais no Paraná, com protocolo unificado para implantação, manejo e análises.


As variáveis avaliadas serão o número de cigarrinhas, notas do complexo de enfezamento, produtividade de grãos de milho e impacto econômico.