Instalação das áreas experimentais nas seis mesorregiões do Paraná 16/06/2021 - 14:28

03.06.2019

Estão instaladas ou em fase final de instalação as parcelas previstas no estudo hidrossedimentológico das 06 principais meso regiões agrícolas do estado do Paraná. O experimento prevê o monitoramento de pelo menos 2 mega parcelas com área em torno de 1,5 ha, monitoramento da microbacia hidrográfica com áreas que vão de 120 a 200 hectares, onde as mega parcelas estão inseridas, incluindo dados do rio de 1ª ordem pertencente à microbacia.

As áreas experimentais estão estrategicamente localizadas dentro dos principais grupos de solo do Paraná, onde representam as condições climáticas, o solo, a cultura e o manejo praticados pelos agricultores nessas regiões.

O estudo trará informações essenciais sobre o ciclo hidrossedimentológico específico de cada uma dessas regiões, permitindo aos pesquisadores a coleta de dados que servirão de subsídios para a construção de um modelo estatístico. Esse modelo será a base para construção de um programa computacional que será abastecido com dados específicos de uma propriedade, possibilitando estabelecer os melhores parâmetros de manejo e controle do processo erosivo e de escorrimento superficial para as condições requeridas.

Esse trabalho de longo prazo, trará aos técnicos e produtores uma ferramenta robusta e assertiva no estabelecimento do manejo e controle dos processos erosivos.