PronaSolos Paraná

Logo PronaSolos PR

O Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos) tem como objetivo envolver dezenas de instituições parceiras, dedicadas à investigação, documentação, inventário e interpretação de dados de solos brasileiros. Ele foi instituído pelo Decreto 9414, de 19/06/2018, da Presidência da República, e estabelecia que os estudos serviriam de orientação para planos e programas governamentais de recuperação, conservação, uso e manejo sustentável do solo e dos recursos naturais correlatos. O Paraná foi a primeira Unidade da Federação a trazer os mesmos objetivos para o Estado, criando o PronaSolos Paraná.

 

 
Qual o objetivo em âmbito nacional?

Nos próximos 10 anos, o Pronasolos pretende mapear os solos de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do País; e mais 6,9 milhões de quilômetros quadrados até 2048, em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000.

 
Qual a meta no Paraná?

O objetivo é atuar em seis módulos territoriais, correspondentes a aproximadamente 60 mil quilômetros quadrados.

 
O que está previsto?

O projeto realizará levantamento de solos e da vegetação das margens de rios e nascentes de forma integrada.

 
Quais os benefícios?

As informações geradas possibilitam planejar melhor a propriedade rural. Além de aumentar o nível de conhecimento dos solos e da vegetação ciliar, permite o incremento da governança por parte do poder público e a valorização do manejo sustentável dos recursos naturais. Com isso, é possível planejar o desenvolvimento agropecuário ordenado e de longo prazo.

 
Quais órgãos estão envolvidos no programa no Paraná?

Os parceiros do trabalho são: Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), Embrapa Florestas, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná, Itaipu Binacional e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

 

pronasolos