Análises físico-hídricas dos solos que constituem a Bacia Hidrográfica Paraná III 11/03/2019 - 16:50

Gustavo Ribas Curcio1; Annete Bonnet1, Marcos Wigo3

 

Durante o levantamento de solos na Bacia Hidrográfica Paraná III estão sendo feitas observações morfológicas sobre os horizontes superficiais e subsuperficiais de diferentes classes de solos. Assim, informações como espessuras, cores, tipos de estruturas, grau de pedregosidade e rochosidade, tipos de contato com a rocha entre outras, estão sendo realizadas. Ao mesmo tempo, estão sendo coletadas amostras indeformadas dos horizontes diagnósticos dos solos para que se possam efetuar análises químicas e granulométricas (Figura 1). Mais adiante, serão coletadas amostras indeformadas para a realização de análises físico-hídricas.

 

Figura 1 - Coleta de amostras de solos.
Figura 1 - Coleta de amostras de solos.

 

 

O resultado analítico das mencionadas amostras, conciliadas às informações de caráter geomorfológico (forma, comprimento e declividade de rampa), fornecerá subsídios aos técnicos e produtores rurais para aprimorarem o planejamento de uso e manejo dos solos, apontando potencialidades ou mesmo fragilidades destes.

 

Figura 2 - Anel volumétrico contendo amostra indeformada.
Figura 2 - Anel volumétrico contendo amostra indeformada.

 

 

No que se refere às análises físico-hídricas, as amostras indeformadas (Figura 2) serão coletadas por meio de anéis volumétricos em perfis de solos representativos de classe selecionados em diferentes tipos de paisagens – Convexada e Patamarizada (Figuras 3a e 3b). As análises laboratoriais serão efetuadas na Embrapa Florestas (Figura 4) e os resultados, sem dúvida, proporcionarão maior grau de conhecimento sobre os solos para técnicos e agricultores, aumentando a possibilidade de incrementar o planejamento rural daquela região.

Figura 3a - Paisagem típica da Província Convexada.
Figura 3a - Paisagem típica da Província Convexada.
Figura 3b - Paisagem típica da Província Patamarizada.
Figura 3b - Paisagem típica da Província Patamarizada.
Figura 4 - Embrapa Florestas.
Figura 4 - Embrapa Florestas.
 

Dentre as informações podem ser citadas algumas como porosidade total, macro e micro porosidade, porosidade de aeração, densidade do solo, permeabilidade saturada entre outras.

 

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br;

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br;

3 – Técnico da FAPEAGRO – tec.florestal.wigo@gmail.com