Antropossolos do Subplanalto Cascavel 08/07/2019 - 10:02

Andrei Luan Petry1; Gustavo Ribas Curcio2, Annete Bonnet3

 

 

Os Antropossolos são volumes gerados pelo homem (Figura 1) com características muito distintas dos solos naturais (Figura 2). A ocorrência desses vem sendo registrada pelo PronaSolos Paraná durante as ações de levantamento de solos da Bacia Hidrográfica Paraná III.

Figura 1 - Antropossolo Mobilíco.
Figura 1 - Antropossolo Mobilíco.

 

 

Figura 2 - Nitossolo Vermelho.
Figura 2 - Nitossolo Vermelho.
 

Embora para estes volumes ainda não tenha sido estruturado um sistema oficial de classificação, é fato que estes estão sendo formados em vários locais das paisagens e, mais do que isso, são volumes de alta instabilidade que determinam fragilidade aos ambientes circunjacentes, podendo ser os responsáveis por assoreamento de rios e nascentes quando formados em lugares incorretos.

Figura 3 - Tanques de peixe.
Figura 3 - Tanques de peixe.

 

Figura 4 – Pedreira.
Figura 4 – Pedreira.
 

A exemplo, o descarte de solo gerado pela formação de tanques de peixes (Figura 3), ou mesmo a formação de pedreiras (Figura 4), constituem áreas de baixa resiliência ambiental e que podem ser aprimoradas tecnicamente, afim de minimizar os impactos ao meio ambiente. Neste sentido, o PronaSolos Paraná poderá dentro de pouco tempo contribuir com este tipo de informação, tendo em vista as coletas de amostras sistemáticas que vêm sendo realizada.

 

 

1 – Técnico da FAPEAGRO – andrei­_luan_petry@hotmail.com

2 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

3 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br