Campanhas de campo do PronaSolos Paraná devem retornar em setembro de 2020 14/08/2020 - 20:14

Gustavo Ribas Curcio1; Annete Bonnet2

 

A pandemia que se encontra presente no Brasil desde fevereiro de 2020, paralisou as ações de pesquisa em campo do PronaSolos-PR - levantamentos de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes. Essa interrupção séria e responsável, com base nos dados e orientações do Ministério da Saúde, foi em benefício da saúde pública nacional.

Até a data de interrupção das atividades de campo – fevereiro de 2020 - haviam sido demarcadas e coletadas 16 de 25 cartas que representam a área de pesquisa na Bacia Hidrográfica Paraná III (Figura 1), totalizando um período de um ano e três meses de projeto já executados.

 

Figura 1 – Pontos de coleta de solos e de vegetação finalizados até a data de paralização das atividades na  Bacia Hidrográfica Paraná III.
Figura 1 – Pontos de coleta de solos e de vegetação finalizados até a data de paralisação das atividades na Bacia Hidrográfica Paraná III.

 

 

 

Foi totalizado em torno de 64% das demarcações de amostragem de solos previstas para a citada bacia. Isto implica em 282 pedossequências amostrais, englobando 1128 pontos de referência para coleta de solos.  Quanto às pedossequências observacionais, foram demarcadas, analisadas e classificadas 614 pedossequências, englobando 2456 pontos de referência (Figura 2).

 

Figura 2 - Demarcação de pontos de referência.
Figura 2 - Demarcação de pontos de referência.

 

 

 

Durante os seis meses de paralisação em função da pandemia – março a agosto de 2020 – as ações de pesquisa em laboratório e escritório, apesar das dificuldades, tiveram continuidade. Foram executadas ações processuais básicas, como formação de planilhas de análises em geomorfologia e solos, as quais geram os respectivos mapas e relatórios técnico-científicos.

Segundo as previsões, a partir de meados de setembro próximo, todas as 49 unidades da Embrapa deverão retornar às respectivas rotinas de pesquisa e, com isso, a possibilidade de normalização das ações que envolvem as viagens de pesquisa dos projetos. Assim, para o mesmo período, as campanhas de pesquisa a campo deverão ser retomadas pelas equipes do PronaSolos-PR, constituídas por pesquisadores e técnicos da Embrapa Florestas, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e Fapeagro.

Sendo assim, os técnicos do referido projeto, contam com a costumeira colaboração dos proprietários rurais, os quais, sempre, recebem as equipes do PronaSolos-PR de braços abertos!

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br