Coleta de plantas e formação de exsicatas pelo projeto PronaSolos Paraná 06/02/2019 - 11:30

Annete Bonnet1, Gustavo Ribas Curcio2, Andrea Sene Kodama3

 

A equipe técnica do PronaSolos Paraná, em conjunto com a equipe do Museu Botânico Municipal de Curitiba - MBM, está elaborando uma coleção específica (Figura 1) da flora arbórea e epifítica existente nas florestas protetivas de rios e nascentes da Bacia Hidrográfica Paraná III.

 

Figura 1 - Exsicatas identificadas.
Figura 1 - Exsicatas identificadas.

 

 

A coleta de materiais é feita em todas as expedições de campo (Figura 2), dentro das parcelas onde são realizados os estudos fitossociológicos (Figura 3). As plantas são secas na estufa da sede do PronaSolos Paraná em Toledo (ERTOL), classificadas preliminarmente pelos técnicos do Projeto e remetidas para Curitiba para classificação definitiva e formação de exsicatas.

Figura 2 - Coleta de materiais vegetais.
Figura 2 - Coleta de materiais vegetais.

 

Figura 3 - Levantamento fitossociológico.
Figura 3 - Levantamento fitossociológico.
 

Vale citar que exsicatas são amostras de plantas prensadas e secas (Figura 4), fixadas em cartolina e acompanhadas de uma etiqueta contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, além de outros dados para fins de estudos botânicos e também ecológicos.

 

Figura 4 - Erythroxylum deciduum.
Figura 4 - Erythroxylum deciduum.

 

 

A classificação final das plantas coletadas na bacia hidrográfica é executada sob a responsabilidade técnica do Dr. Marcelo Leandro Brotto, curador do Museu Botânico Municipal de Curitiba.

Ao final dos trabalhos de pesquisa, parte deste material será incorporado ao acervo do Herbário da Embrapa Florestas e parte poderá ser ofertado às escolas públicas dos municípios daquela bacia hidrográfica.

 

 

1 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br; 

2 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br; 

3 – Técnica da FAPEAGRO – andrea.kodama@colaborador.embrapa.br