Escassa presença do horizonte A chernozêmico nos solos da Bacia Hidrográfica Paraná III (BHP III) - PronaSolos-PR 25/08/2021 - 17:41

Gustavo Ribas Curcio1; Deniz P. Ferlin Jr2; Andrei Luan Petry2

A chernozêmico é um horizonte mineral superficial de cor escura com alta saturação por bases, relativamente espesso. Sua estrutura apresenta-se fortemente desenvolvida e é do tipo granular (grumosa) (Figura 1). Devido às características citadas, é um horizonte que pode determinar altas produtividades, dependendo de outras características favoráveis do solo que o possui.

Figura 1 – Estrutura grumosa em horizonte A chernozêmico.

Há décadas, este horizonte era detectado na BHP III em várias classes de solos, como em Neossolos (Regolíticos e Litólicos), Nitossolos, Chernossolos e Latossolos, ocupando áreas muito maiores do que hoje.

Contudo, nas ações de pesquisa do PronaSolos PR realizadas a campo recentemente, este horizonte praticamente não foi mais identificado em razão dos usos e manejos que lhes foram atribuídos. A compactação excessiva dos solos alterou fortemente a estrutura grumosa (Figura 2), assim como os processos erosivos que nele aconteceram, determinaram perdas significativas de espessura, além de diminuir os teores de carbono e saturação por bases.

Figura 2 – Formação de torrões por compactação em horizonte A.

Infelizmente a ocorrência deste horizonte está restrita em apenas alguns capões de floresta, normalmente sobre Neossolos Regolíticos, porém com espessuras no limite mínimo para seu enquadramento.

Como decorrência direta de sua degradação, hoje em dia não se tem na BHP III os Chernossolos (Háplico e Argilúvico), volumes que ofereciam boas condições para obtenção de rendimentos elevados com os sistemas produtivos.

Atualmente, em razão do maior grau de conscientização dos produtores rurais e técnicos, os quais não medem esforços para aprimorar as práticas de manejo, gradual e lentamente, poderá em alguns locais ocorrer o processo de recuperação destes horizontes. Contudo, sem sombra de dúvida, muito empenho, conhecimento e recurso deverá ser empregado para consolidar este processo.

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Técnico da FAPED – denizferlin@gmail.com