Estradas Rurais - Subplanalto Cascavel 25/02/2019 - 13:20

Gustavo Ribas Curcio¹, Annete Bonnet², Rafael Brustolon3

 

A equipe do PronaSolos Paraná tem como uma de suas sedes a cidade de Toledo, mais especificamente as dependências do ERTOL (IAP - Toledo). As pesquisas de campo que envolvem toda a Bacia Hidrográfica Paraná III, estudando solos e vegetação protetiva de rios e nascentes, começaram na segunda quinzena de outubro de 2018.

Em função das inúmeras áreas de coleta que estão sendo realizadas dentro de pedossequências, demarcadas para apurar as informações de solos e vegetação (Figura 1), as equipes do projeto estão trafegando pelas estradas federais, estaduais, intermunicipais e acessos vicinais da referida bacia, a qual possui uma área aproximada de 11.450 km2.

 

Figura 1 - Exemplos de pedossequências na bacia hidrográfica para coleta de solos.
Figura 1 - Exemplos de pedossequências na bacia hidrográfica para coleta de solos.

 

 

Como a grande maioria dos acessos às pedossequências é feito por estradas vicinais, na medida em que os técnicos realizam os estudos, é possível identificar estados de conservação muito distintos das estradas que fazem a ligação das propriedades e rodovias. Para o caso do Subplanalto Cascavel, grande parte destas encontraram-se cascalhadas e soerguidas (Figura 2), em conformidade às ações de manejo adequado das lavouras. No entanto, ainda é possível constatar a existência de estradas sem qualquer cobertura, com processos erosivos instalados com respectivas descargas em áreas agrícolas adjacentes (Figura 3). Caso não ocorra nenhuma medida de reparo, a erosão agrava-se rapidamente, incorrendo em severos prejuízos ao ambiente, bem como para as propriedades da região.

Figura 2 - Estrada vicinal soerguida.
Figura 2 - Estrada vicinal soerguida.

 

Figura 3 - Estrada com processo erosivo.
Figura 3 - Estrada com processo erosivo.
 

A despeito das boas condições da maior parte das estradas vicinais no Subplanalto Cascavel, é necessário um esforço por parte dos municípios e proprietários rurais em promover a adequação e manutenção das estradas minimizando, assim, os processos erosivos naquelas paisagens.

 

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br;

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br;

3 – Técnico da FAPEAGRO – brus­-tolon@hotmail.com