Finalizadas as coletas de dados de solos na Bacia Hidrográfica Paraná III 12/05/2021 - 12:01

Gustavo Ribas Curcio1, Marlon Antonio Debrino2, Mauricio Kacharouki2, Andrei Luan Petry2, Leonardo Miranda Feriani3, Dalila Peres de Oliveira3

 

As equipes do PronaSolos PR, nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2021, finalizaram as atividades de campo relacionadas a coleta de informações obtidas essencialmente em pedossequências observacionais.

A campanha ocorreu em áreas pertencentes a duas cartas - E2 e E4 – as quais estão inseridas em três subplanaltos da BHP lll - Foz do Iguaçu, São Francisco e Cascavel.

As pedossequências das mencionadas cartas estão situadas nos municípios de Missal, Medianeira, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste, todos ilustrados na Figura 1.

 

Figura 1: Localização espacial das pedossequências referente aos municípios.
Figura 1: Localização espacial das pedossequências referente aos municípios.

 

 
Na citada campanha foram efetuadas somente pesquisas observacionais (informações pedológicas e geomorfológicas) em solos de 28 pedossequências, sendo 13 na carta E2, folha SO e 1 na folha SE. Na carta E4 foram realizadas 10 pedossequências pertencentes a folha NO e 4 na folha NE, totalizando 112 pontos de referências.

As informações morfológicas de solos compreendem a identificação das cores do solo em superfície e subsuperfície, os tipos de horizontes genéticos e diagnósticos e respectivas espessuras, presença de cerosidade, gleização, plintita, petroplintita, concreções, tipo de drenagem, a presença ou não de compactação e profundidades, registro de formas e intensidades de erosão, além da identificação ao tato das texturas, cascalhos, pedregosidade e rochosidade, e finalmente proceder a classificação do  solo propriamente dita.

No que concerne às informações geomorfológicas, identifica-se o tipo de província (Patamarizada ou Convexada), as formas de rampa e o posicionamento do solo na encosta, bem como as respectivas altimetrias. Posteriormente, todas estas informações de cunho complementar, servirão para compor a materialização das unidades de mapeamento do futuro mapa de solos da bacia, escala 1:50.000.

Com esta última incursão, através da Figura 2 é possível visualizar a distribuição das amostras e observações efetuadas na BHP III.

 

Figura 2 – Distribuição dos pontos de referência em pedossequências (amostrais e observacionais),  na Bacia Hidrográfica Paraná III e parte da Bacia Hidrográfica Piquiri.
Figura 2 – Distribuição dos pontos de referência em pedossequências (amostrais e observacionais), na Bacia Hidrográfica Paraná III e parte da Bacia Hidrográfica Piquiri.

 

O PronaSolos PR e seus parceiros manifestam, mais uma vez, o sincero agradecimento aos agricultores que sempre colaboraram com as equipes de campo, permitindo a entrada em suas propriedades, possibilitando o processo de coleta dos dados acima referidos. Mais do que isto, e o mais importante, ao tempo despendido aos técnicos do projeto para a troca de informações – todas que muito contribuiu para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do PronaSolos PR.

 

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – marlon_debrino@hotmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – mkacharouski@gmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – andrei_luan_petry@hotmail.com

3 – Bolsista da Sec. Ciên. Tec. Pr – leonardo.feriani@hotmail.com

3 – Bolsista da Sec. Ciên. Tec. Pr – dalilap_oliveira@outlook.com