Finalizaram as campanhas de campo para coleta de perfis de solos, Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III 07/05/2021 - 11:18

Gustavo Ribas Curcio1, João Bosco Vasconcellos Gomes1, Marlon Antonio Debrino2, Mauricio Kacharouski2, Andrei Luan Petry2, Leonardo Miranda Feriani3, Dalila Peres de Oliveira3

Com a campanha de campo das duas últimas semanas, as equipes do PronaSolos PR encerraram as atividades de campo voltadas para a coleta e classificação de solos na BHP III. Com mais esta incursão, foram realizadas 4 viagens exclusivamente voltadas para este fim.

O evento ocorreu entre os dias 19 e 30 de abril percorrendo os municípios de Diamante do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São João das Palmeiras, Toledo, Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste e Ramilândia, conforme consta na Figura 1.

Figura 1 – Perfis de solos coletados na quarta campanha de campo, BHP III

De acordo com a metodologia preconizada no Projeto PronaSolos PR, todos os perfis representam modais de classe que possuem atributos e horizontes representativos das principais ordens de solos que ocorrem na mencionada bacia. Ademais, as localizações escolhidas para cada perfil encontram-se em coerência a uma ótica de planejamento que considerou classes altimétricas pré-fixadas, feição geomórfica e províncias de ocorrência, expressão territorial nas respectivas unidades de mapeamento, formas de uso entre outros parâmetros.

No citado período foram coletados mais 20 perfis de solos de um total de 90 para a citada bacia, compreendendo solos de encosta (Figura 2 e 3) e de planície (Figura 4 e 5).

Figura 2 – Luvissolo Crômico

Figura 3 – Luvissolo Ebânico

Figura 4 – Plintossolo Pétrico

Figura 5 – Cambissolo Flúvico
As informações contidas nos perfis e suas respectivas classificações garantirá aos produtores rurais e técnicos maiores detalhes técnicos sobre a constituição de atributos/horizontes específicos de cada tipo de solo, evidenciando os respectivos comportamentos frente aos diferentes tipos de uso, descrevendo características peculiares e/ou modificações químicas, estruturais, além de caracterizar os desempenhos individuais físico-hídricos de cada classe de solo.

Como nas demais notas técnicas, a equipe do PronaSolos PR e seus parceiros gostariam de manifestar mais uma vez o sincero agradecimento aos agricultores que colaboram com essas coletas de perfis.

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – jbvgomes@gmail.com