Levantamento de solos em terras indígenas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete 26/03/2019 - 12:59

Andrea Sene Kodama¹, Annete Bonnet², Gustavo Ribas Curcio³

 

No período de 18 de março a 5 de abril, parte da equipe técnica do PronaSolos está em campanha de campo, realizando o levantamento de solos na região de Diamante d’Oeste.  A área em estudo faz parte das terras indígenas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete, aldeias guaranis que abrigam dezenas de famílias, que produzem principalmente milho e mandioca orgânicos (Figura 1).

 

Figura 1 - Plantios de mandioca e milho.
Figura 1 - Plantios de mandioca e milho.

 

 

Dentre as atividades realizadas, a abertura de perfis de solos (Figuras 2a e 2b) para posterior análise e coleta de horizontes são as principais. Este tipo de procedimento tem como finalidade proporcionar estudos das características morfológicas dos solos (Figuras 3a e 3b), bem como efetuar análises físico-hídricas e químicas dos solos da região.

Figura 2a - Abertura de perfil.
Figura 2a - Abertura de perfil.

 

Figura 2b - Perfil de solo.
Figura 2b - Perfil de solo.
 
Figura 3a - Coleta de anéis.
Figura 3a - Coleta de anéis.

 

Figura 3b - Coleta de solos.
Figura 3b - Coleta de solos.
 

Os levantamentos pedológicos têm objetivos diversificados, desde a geração de conhecimento básico sobre o recurso solo, a exemplo, características intrínsecas (estrutura, textura, porosidade etc) e sua ocorrência nas paisagens, até o planejamento de uso da terra para diversos fins.

O resultado desta pesquisa, que também contempla o estudo da vegetação protetiva de rios e nascentes (Figura 4), trará benefício às comunidades indígenas, que vivem da agricultura e criação de animais, promovendo melhor aproveitamento dos recursos naturais.

 

Figura 4 - Rio com vegetação protetiva.
Figura 4 - Rio com vegetação protetiva.

 

 

 

 

1 – Técnica da Fapeagro – andrea.kodama@colaborador.embrapa.br;

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br;

3 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br