Nova campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios no Subplanalto Cascavel 24/04/2019 - 08:50

Gustavo Ribas Curcio1; Annete Bonnet2

 

Nova campanha de campo teve início no dia 22 de abril, a qual executará mais uma etapa de levantamento de solos (Figura 1) e vegetação protetiva de rios e nascentes (Figura 2) até dia 30 deste mesmo mês.

Figura 1 - Identificação de solos em nascente.
Figura 1 - Identificação de solos em nascente.

 

Figura 2 - Identificação de árvores em floresta fluvial.
Figura 2 - Identificação de árvores em floresta fluvial.
 

Desta feita, as pesquisas vêm acontecendo na Carta C4, folha NO e NE, envolvendo parte dos municípios de Toledo, Tupãssi, Assis Chateubriand, Maripá, cobrindo uma área em torno de 300 km2.

A previsão é de que quando esta etapa se encerre, se tenham coletado mais 104 amostras de solos (horizontes superficiais e subsuperficiais) em 52 Pontos de Referência (Figura 3), correspondentes a 13 pedossequências. Ao mesmo tempo serão feitas tradagens e exames de taludes em outros 84 Pontos de Referência, em 21 pedossequências, totalizando mais 136 Pontos de Referência. Nestes pontos, por meio de observações morfológicas e táteis obtidas por tradagens ou exames de taludes, os solos são classificados em coerência a aspectos geológicos e geomorfológicos da região.

 

Figura 3 - Raiz de eucalipto em Neossolo Regolítico contato fragmentado.
Figura 3 - Raiz de eucalipto em Neossolo Regolítico contato fragmentado.

 

 

O conhecimento gerado nestes ambientes (tipo de solo, local de ocorrência, espessura de horizontes, espessura de solum etc) deverá harmonizar com os demais, possibilitando organizar os dados de forma a contribuir para o uso e manejo das paisagens da Bacia Hidrográfica Paraná III. Mapas de solos na escala 1:50.000 e respectivos relatórios serão gerados para técnicos e produtores rurais ampliarem seus conhecimentos de solos e respectivos potenciais de uso.

Conforme o procedimento metodológico de pesquisa do projeto, ao final das pedossequências amostrais sempre são efetuadas pesquisas em florestas protetivas de rios e nascentes (Figura 4).

 

Figura 4 - Levantamento florístico em floresta fluvial.
Figura 4 - Levantamento florístico em floresta fluvial.

 

 

Assim, para esta campanha estão sendo feitos levantamentos fitossociológicos dos componentes arbóreos e epifíticos em 13 Pontos de Referência, dos quais 7 são em margens de rios e 6 em regiões circundantes das nascentes. Nestes mesmos locais, outras informações estão sendo obtidas, tais como: presença de sulcos de erosão provenientes das lavouras, investigação se há ou não presença de soterramento dos solos etc. Da mesma forma, mapas destas florestas na escala 1:10.000 e respectivos relatórios estão sendo executados, permitindo melhor compreensão das funcionalidades ecológicas.

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br