Observações morfológicas em pedossequências e coleta de perfis de solos na Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III 18/03/2021 - 10:08

Gustavo Ribas Curcio1, João Bosco Vasconcellos Gomes1, Marlon Antonio Debrino2, Mauricio Kacharouski2, Andrey Luan Petry2, Leonardo Miranda Feriani3, Dalila Peres de Oliveira3

                                                                                                                  

Entre os dias 8 e 19 de março os técnicos do PronaSolos Paraná estarão em campo na Bacia Hidrográfica Paraná III - terceira campanha - para escolher os locais onde serão descritos, classificados e amostrados mais 15 perfis modais (Figura 1).

Figura 1 – Perfis de solos já coletados e a serem coletados na BHP III
Figura 1 – Perfis de solos já coletados e a serem coletados na BHP III.

 


 A campanha para coletar, descrever e classificar os novos 15 perfis (em vermelho) ocorrerá entre os dias 22 de março e 5 de abril de 2021, envolvendo os municípios de Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Mercedes, Guaíra e Terra Roxa (Figura 1).

Cabe salientar que para a seleção final dos locais onde os perfis ficam plotados cumprem-se duas etapas: a primeira é executada em escritório, onde se analisam dezenas de pedossequências e respectivas constituições pedológicas em diferentes regiões. Neste processo são avaliadas as características químicas, granulométricas e morfológicas dos solos, bem como a distribuição dos principais solos nas paisagens, compatíveis à escala 1:50.000.

A segunda etapa é exclusivamente em campo, onde se procede à certificação ideal de ocorrência do solo em questão e se solicita a anuência dos proprietários rurais em ceder um pequeno espaço para a abertura de trincheiras em suas lavouras ou pastagens (em torno de 30 m2).

Graças a anuência dos proprietários, Sra. Maria Conceição, Sr. Roberto dos Santos, Sr. Rogério Vaniski, Sr. Marcos Siliato, Sr. Celso Scotti, Sr. Carlos da Roda, Sr. Donizete Olivo, Sr. Luís Eduardo Conti, Sr. Vamor Puton, Sr. Everton Peterle, Sr. Algacir Provin, Sr. Fábio Manenti, Sr. Rogério Alves e Sr. Salésio Fontana, foi possível descrever, classificar e amostras mais 19 perfis de solos na segunda campanha de campo (22/2 e 5/3). Como exemplo, adicionamos as Figuras 2, 3 e 4.

Figura 2 – Neossolo Regolítico
Figura 2 – Neossolo Regolítico.
Figura 3 – Gleissolo Háplico
Figura 3 – Gleissolo Háplico.
Figura 4 – Latossolo Vermelho
Figura 4 – Latossolo Vermelho.
 

Com mais estes 19 (dezenove) perfis, até o momento foram amostrados, descritos e classificados 34 (trinta e quatro) perfis de solos (em azul) na citada bacia (Figura 1).

Complementarmente, também serão finalizadas as últimas observações morfológicas de solos dispostas em pedossequências (Figura 5), nas cartas E4 (folhas NO e NE) e E2 (folha SO).

 

Figura 5 – Pontos observacionais da BHP III a serem feitos na campanha de 22/3 a 2/4.
Figura 5 – Pontos observacionais da BHP III a serem feitos na campanha de 22/3 a 2/4.

 

 

 

 

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br

1 – Pesquisador da Embrapa Florestas – jbvgomes@gmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – marlon_debrino@hotmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – mkacharouski@gmail.com

2 – Técnico do PronaSolos Paraná – andrei_luan_petry@hotmail.com

3 – Bolsista da Sec. Ciên. Tec. Pr – leonardo.feriani@hotmail.com

3 – Bolsista da Sec. Ciên. Tec. Pr – dalilap_oliveira@outlook.com

GALERIA DE IMAGENS