Presença de epífitos em florestas protetivas de rios de nascentes - Subplanalto Cascavel 13/02/2019 - 15:50

Annete Bonnet1, Gustavo Ribas Curcio2, Andrei Petry3

 

Durante o mapeamento da vegetação protetiva de rios e nascentes, que está sendo executado na Bacia Hidrográfica Paraná III – BPIII, a equipe do PronaSolos Paraná está procedendo ao levantamento de epífitos vasculares (Figura 1) e relacionando sua ocorrência com o ambiente.

 

Figura 1 - Levantamento da vegetação na BPIII.
Figura 1 - Levantamento da vegetação na BPIII.

 

 

Como se sabe, epífitos vasculares são plantas que crescem sobre outras plantas, geralmente grandes árvores, que servem apenas como suportes. Epífitos são, por exemplo, as bromélias, orquídeas, cactos e samambaias.

Nos levantamentos executados próximos aos rios e nascentes estão sendo registrados alguns epífitos, mas sempre em pequena quantidade, conforme esperado para essa região do Estado. Entre eles, destaca-se a presença das bromélias-tanque, plantas que possibilitam a associação de grande diversidade de insetos, anfíbios, aves e outros animais de pequeno porte. Como exemplos, pode-se citar Aechmea distichantha Lem., muito comum na região de estudo (Figura 2).

 

Figura 2 - Aechmea distichantha (Bromelia tanque).
Figura 2 - Aechmea distichantha (Bromelia tanque).

 

 

A presença de epífitos em florestas degradadas tem um significado muito importante para os ambientes pois estas plantas impulsionam o processo de recuperação: muitos animais visitam os epífitos a procura de alimento e local de moradia, determinando um aumento do número de espécies e de relações ecológicas entre elas.

Ao mesmo tempo, epífitos podem ser utilizados como indicadores do estágio de regeneração da vegetação, considerando que florestas mais desenvolvidas geralmente apresentam mais espécies e maior quantidade de plantas epifíticas do que florestas em estágios iniciais de recuperação, inclusive na Floresta Estacional Semidecidual que predomina na região estudada.

 

 

1 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br;

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br;

3 – Técnico da FAPEAGRO – andrei­_luan_petry@hotmail.com