Segunda campanha de levantamento da verdade em campo - Região de Palotina e Maripá 20/09/2019 - 15:09

João Henrique Caviglione 1; Gustavo Ribas Curcio2

 

 

Durante os dias 26 e 30 de agosto de 2019 a equipe de geoprocessamento do PronaSolos Paraná realizou uma campanha de campo nos municípios de Toledo, Quatro Pontes, Ouro Verde do Oeste, Palotina e Maripá, parte dos subplanaltos de São Francisco, de Cascavel e de Campo Mourão, envolvendo partes das bacias hidrográfica do Paraná III e do Piquiri.

Essa campanha teve por objetivo sanar possíveis imprecisões na interpretação e análise da conservação das áreas protetivas de rios e nascentes realizadas em imagens orbitais efetuadas no laboratório de geoprocessamento do IAPAR.

As verificações de verdade em campo foram realizadas em 37 pontos e, complementarmente às pesquisas realizadas pelas equipes de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes, visaram principalmente determinar nas imagens a correta posição original das lâminas d´água - nascentes e rios, em conformidade às respectivas feições geomórficas.

 

Figura 1 - Imagem orbital de relevos doliniformes.
Figura 1 - Imagem orbital de relevos doliniformes.

 

 
 

Adicionalmente, a campanha focou investigações aos relevos doliniformes (Figuras 1 e 2) – relevos de abaciamento que se encontram nos topos das paisagens, encravados em meio aos Latossolos Vermelhos. O motivo é de que nesses locais o lençol freático ocorre muito próximo da superfície do solo, promovendo uma forte fragilidade ambiental.

 

Figura 2 - Imagem panorâmica de relevos doliniformes.
Figura 2 - Imagem panorâmica de relevos doliniformes.
 

As informações levantadas nas campanhas de verdade de campo irão aumentar a confiabilidade dos mapas que serão gerados sobre a conservação da vegetação protetiva de rios e nascentes, permitindo adequar ainda mais os horizontes de planejamento de uso das paisagens das citadas bacias hidrográficas.

 

1 – Pesquisador do IAPAR

2 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br