Degradação das cabeceiras de drenagem no Arenito Caiuá - PR

Verediana Fernanda Cherobim1, Gustavo Ribas Curcio2

A região noroeste do Paraná, inserida no Terceiro Planalto paranaense, possui paisagens elaboradas a partir da Formação Caiuá, denotando características muito peculiares onde se destacam os solos de textura arenosa e média, com baixa saturação por bases.

A distribuição destes solos, em sua grande maioria, é caracterizada pela presença do Latossolo Vermelho (Figura 1) no terço superior em porções praticamente planas, por vezes, com a ocorrência do Argissolo Vermelho (Figura 2) em relevos levemente mais movimentados.

Figura 1 - Latossolo Vermelho

Figura 2 - Argissolo Vermelho

Na porção média do relevo com feições levemente mais declivosas seguem os mesmos solos sendo que, a variação do declive e/ou forma de rampa são os elementos principais de ensejo para que ocorra uma ou outra classe (Figuras 3 e 4).

Figura 4 - Rampas constituída por relevos ondulados e suave ondulados

A presença do Argissolo Vermelho-Amarelo (Figura 5) e Argissolo Acinzentado no terço inferior da paisagem reforça a variabilidade dos Argissolos nas paisagens do Arenito Caiuá, ambos, ora em relevo suave ondulado ora em ondulado. Os caráteres arênico e espessarênico presentes nas últimas classes de solos elevam a predisposição à erosão deste segmento (Figura 6).

Figura 6 - Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico arênico
Figura 6 - Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico arênico.

Interessante destacar que nas cabeceiras de drenagem (Figura 7), em rampa de conformação convexa-côncava-convergente, os Argissolos (Acinzentados, Amarelos e Bruno-Acinzentados) (Figura 8) precedem o Neossolo Quartzarênico, conjugação altamente favorável à erosão, ou seja, que determina elevado grau de fragilidade ao ambiente.

Figura 7 - Cabeceira de drenagem em rampa convexa-côncava-convergente
Figura 7 - Cabeceira de drenagem em rampa convexa-côncava-convergente.

Figura 8 - Argissolo Amarelo
Figura 8 - Argissolo Amarelo.

Certamente, a citada forma de rampa (Figura 9) é a responsável pela convergência/concentração dos fluxos hídricos superficiais e subsuperficiais, promovendo grande instabilidade ambiental, ainda mais que os solos ali presentes possuem as maiores espessuras de horizontes com elevados teores da fração areia.

Por este motivo, em grande parte das cabeceiras de drenagem, atualmente são identificados processos de erosão e soterramento dos solos, processos que incorrem em elevado grau de degradação das nascentes ali existentes (Figura 10).

Figura 9 - Rampa de conformação convexa-côncava-convergente
Figura 9 - Rampa de conformação convexa-côncava-convergente.

Figura 10 - Processo de voçorocamento em cabeceira de drenagem
Figura 10 - Processo de voçorocamento em cabeceira de drenagem.

A falta de florestas fluviais, associado aos usos e manejos excludentes ao potencial de uso dos solos à montante, impõe grande limitação às funcionalidades hídricas das nascentes, grande parte destas deixando de existir, ou alterando sua locação muito mais abaixo de onde se encontravam originalmente (Figura 11).

Figura 11 - Nascente com ausência de floresta fluvial
Figura 11 - Nascente com ausência de floresta fluvial.

Por este motivo, porções das paisagens circundantes às nascentes, devem ser retiradas dos sistemas produtivos deixando, minimamente, ocorrer a regeneração natural da vegetação, ou serem submetidas à recuperação através de plantios com espécies arbóreas.

1 – Técnico da FAPED – verediana.cherobim@gmail.com

2 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br