ESTRUTURAÇÃO CARTOGRÁFICA DO PRONASOLOS PR: BACIA HIDROGRÁFICA PARANÁ III

João Henrique Caviglione1; Gustavo Ribas Curcio2; Annete Bonnet3

 

A estruturação dos trabalhos do PronaSolos PR está orientada segundo as cartas do Sistema Cartográfico Nacional. Este sistema, por sua vez, é baseado no Mundo ao Milionésimo, o qual preconiza divisões e limites segundo as coordenadas geográficas em escalas preestabelecidas, iniciando por 1:1.000.000, conhecida como Mundo ao Milionésimo. As demais escalas são: 1:500.000; 1:250.000; 1:100.000; 1:50.000; 1:25.000; 1:10.000.

A área de cada carta varia de acordo com a sua localização, mais propriamente, devido a latitude. A escala de trabalho adotada no levantamento de solos e de vegetação protetiva de rios e nascentes realizado pelo PronaSolos PR é de 1:50.000. Para o estado do Paraná, na escala 1:50.000, as 333 cartas possuem área que varia entre 689 a 711 km2 por carta.

No oeste do Estado, a bacia hidrográfica conhecida como Bacia Paraná 3 – BPIII (fig.1A), é objeto de trabalho do primeiro módulo do Projeto PronaSolos Paraná. Com uma área de cerca de 7.930 km2, a BPIII é uma bacia composta por 18 sub-bacias, com áreas que variam entre 14 e 2.300 km2, tendo sua distribuição por 5 subplanaltos, a saber, de Cascavel, de São Francisco e de Foz do Iguaçu (principais), além de pequenas porções dos subplanaltos de Campo Mourão e Umuarama.

Na referida bacia encontra-se 28 municípios, dos quais 15 possuem suas áreas totalmente englobadas (Diamante D'Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Missal, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste). Os demais 13 municípios possuem suas áreas além dos limites da BPIII (Céu Azul, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maripá, Matelândia, Medianeira, Nova Santa Rosa, São Miguel do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi)..

Figura 1 -Localização da Bacia Paraná 3 - BPIII no Paraná (A) e distribuição das cartas na BPIII,
Figura 1 -Localização da Bacia Paraná 3 - BPIII no Paraná (A) e distribuição das cartas na BPIII.

 

 

 

Os levantamentos realizados pelo PronaSolos PR (módulo 1) são executados com apoio e orientação cartográfica de 25 cartas em escala 1:50.000 (fig. 1B). Exclusivamente para o trabalho, foram atribuídas letras para as linhas (orientação Leste-Oeste) e número para as colunas (orientação Norte-Sul). Cada carta foi dividida em 4 folhas, segundo as nomenclaturas NE (nordeste); SE (sudeste); NO (noroeste) e SO (sudoeste).  As pesquisas foram iniciadas na carta D5, na região entre Cascavel e Toledo e prosseguem à noroeste, sentido Guaíra - carta A1. Posteriormente, segue no sentido Sul, até Foz do Iguaçu finalizando este módulo.

 

1 – Pesquisador do Iapar - caviglione@iapar.br;

2 – Pesquisadora da Embrapa Florestas – annete.bonnet@embrapa.br;

3 – Pesquisador da Embrapa Florestas – gustavo.curcio@embrapa.br