Produtor Rural

 
Quais os passos para acessar o financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário  - PNCF?
 
Quais os documentos necessários para o beneficiário?
  • Documento oficial de Identificação (RG, CNH, CTPS com emissão anterior a 10 anos) do pretenso(a) beneficiário (a) e do cônjuge;
  • Comprovante de inscrição no CPF (beneficiário e cônjuge);
  • Declaração de elegibilidade assinada pelo candidato, pelo técnico e duas testemunhas;
  • Comprovante de endereço (água, luz, telefone, imposto); 
  • Certidão de casamento (certidão/escritura/declara união estável) com firma reconhecida e cópia das certidões de nascimento;
  • Comprovante de quitação eleitoral; 
  • Comprovante de experiência rural (notas fiscais, declaração de sindicato, formação técnico rural etc;
  • Declaração de inscrição no CadUnico;
  • Solicitação de atualização cadastral e abertura de conta corrente (Banco do Brasil);
  • Formulário de autorização de débito;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Certidão de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da união.
 
Quais os documentos necessários para o vendedor (pessoa física)?
  • Documento oficial de identificação (RG, CNH ou CTPS com emissão anterior a 10 anos) do pretenso beneficiário e do cônjuge;
  • Comprovante de inscrição no CPF (vendedor e cônjuge);
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de endereço (água, luz, telefone ou imposto);
  • Cópia de comprovante do estado civil;
  • Declaração de intenção de venda (vendedor e cônjuge);
  • Anuência de filhos ou declaração de não existência de filhos;
  • Certidão de Regularidade do FGTS;
  • Certidão de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
  • No caso do vendedor não possuir empregados, declaração de que é isento de contribuição com o INSS;
  • Se for empregador, apresentar certificado de regularidade no CNPJ/CPF. Se não, apresentar declaração de não-empregador;
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis, Pessoais e Reipersecutórias.
 
Quais os documentos necessários para o vendedor (pessoa jurídica)?
  • Cópia de comprovante do CNPJ;
  • Documentos pessoais (RG e CPF) do(s) representante(s) legal(is);
  • Certidão de débitos relativos e Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
  • Certificado de Regularidade do FGTS; 
  • Certidão da Receita Estadual/Municipal;
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis, Pessoais e Reipersecutórias (Âmbito Geral).
 
Quais documentos do imóvel devem ser apresentados?
  • Certidão de Registro atualizada;
  • Certidão Vintenária com Cadeia Dominial atualizada;
  • Certidão de Ônus, Gravames e Ações Reais e Reipersecutórias (emitida em até 90 dias);
  • Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) atualizado, Imposto Territorial Rural (ITR) atualizado, e Cadastro Ambiental Rural (CAR); 
  • Mapa, Memorial e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); 
  • Cópia da planta topográfica georeferenciada; 
  • Declaração de não interesse do INCRA (se > ou = 15 módulos fiscais);
  • Laudo de Avaliação do Imóvel (simplificado se até 30 famílias ou até o valor máximo do VTI na RAMT);
  • ART específica sobre Laudo de Avaliação do Imóvel;
  • Arquivo KML da área.
 
Quais documentos são exigidos da Ater?
  • Projeto Técnico de Financiamento;
  • Projeto de Pronaf;
  • Parecer e ou Ata do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável ou similar;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) dos Projetos de Financiamentos - constando valor do projeto e citando o PNCF;
  • Certificado de credenciamento no CET;
  • Contrato de ATER e Plano de Assistência Técnica (PAT);
  • Subprojeto de Investimento Básico (SIB), quando houver.

 

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