Abertas pré-inscrições para evento de correlação e classificação de solos e vegetação fluvial 07/11/2023 - 08:40

Foram abertas as pré-inscrições para a 1.ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação Fluvial , que se realizará na região Oeste do Paraná entre os dias 17 e 23 de março de 2024. Serão sete dias de debates técnico-científicos no meio rural dos municípios de Cascavel, Ouro Verde, Maripá, Terra Roxa e Guaíra.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Embrapa, que também participa da coordenação técnica juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Lavras e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento (Faped) apoiam a iniciativa.

O objetivo é analisar, debater e propor soluções conjuntas que possam melhorar o manejo dos sistemas produtivos sem pressionar os de preservação. Por isso serão estudados diferentes perfis de solos de encostas e respectivos potenciais de uso.

Nesse processo os recursos hídricos aparecem como fundamentais. A previsão é que o encerramento dos trabalhos, ao final de cada dia, seja nas margens dos rios e cabeceiras de drenagem, com análise da vegetação fluvial e suas interações.

No último dia da reunião, em Guaíra, será elaborada uma Carta Conjunta – 1.º RCCSV-PR com indicações sobre a gestão pública das áreas rurais. O investimento dos interessados é de R$ 1.750,00, que inclui inscrição, transporte entre Cascavel e Guaíra e lanche.

Acesse aqui para a pré-inscrição