Paraná Energia Rural Renovável

marca

 O Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e solar, em unidades produtivas rurais paranaenses. Também é considerada como fonte disponível a energia de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e de Micro Centrais Geradoras Hidrelétricas (MCGH).

 

 

 
Quais os objetivos gerais do programa?

- Estimular a produção própria e interna de energia nas unidades produtivas

- Reduzir custo de produção e ampliar a competitividade de nossos produtos agrícolas e agroindustriais

- Estimular a expansão das cadeias produtivas já existentes e o surgimento de novas

- Fomentar as economias locais

- Gerar trabalho e renda

- Promover a adequação ambiental das unidades produtivas com tratamento e correta destinação dos dejetos

- Criar no Paraná nova e próspera cadeia produtiva do biogás e biometano que estimule negócios e atraia investimentos.

 
Quais os objetivos específicos?

Chegar a 100 mil unidades produtivas com adesão ao programa até 2030. Para isso, realizar cerca de 10 mil projetos ao ano, sendo 9 mil de energia solar e 1 mil de biogás, podendo-se alcançar um total de R$ 1 bi em alavancagem anual em investimentos e R$ 10 bi até 2030.

 
 Que instrumentos podem ser utilizados para atingir os objetivos?

I - Pesquisa, inovação, extensão, assistência técnica, fomento e promoção de soluções tecnológicas nas áreas de geração de energia nos sistemas produtivos rurais que utilizam ou admitam o emprego de fontes renováveis de produção de energia elétrica, biogás e biometano.

II - Desenvolvimento, capacitação e difusão de tecnologias de transição, eficiência e segurança energéticas.

III - Celebração de parcerias, convênios e outros instrumentos congêneres com órgãos e entidades públicas ou privadas.

 

estação solar
energia rural renovável
 
Quais meios podem ser utilizados para atingir os objetivos?

I - Disponibilização de linhas de financiamento e equalização de taxas de juros que incentivem a implantação de tecnologias de geração e uso de energias renováveis no meio rural.

II - Oferta de incentivos tributários e de aproveitamento de créditos.

III - Criação de cadastro público de empresas e profissionais habilitados à elaboração e execução de projetos e à prestação de serviços em sistemas de produção de energia por fontes renováveis.

IV - Ampla divulgação de conteúdos promocionais que estimulem a adoção de fontes de energia renovável pelos produtores rurais, suas organizações e entidades de representação.

 
Quais órgãos estão envolvidos?

O programa é coordenado pelo Sistema Estadual de Agricultura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). Conta também com a parceria de órgãos públicos e privados, entre eles, Sistema Faep/Senar, Sistema Ocepar, Fetaep, Sistema Fetraf, Embrapa Suínos e Aves, Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário (Apepa) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

 

 

 

NOTÍCIAS