Trifásico - Se Liga Aí, Paraná!
A nova Rede Trifásica já é realidade no Paraná. Robusta, mais potente e mais resistente a quedas. São mais de 25 mil km de nova rede elétrica segura e estável implantados pela Copel em 395 municípios do Estado. E você, produtor rural, agora conta com a ajuda do governo do Paraná e da Copel para fazer parte desta rede de suporte à inovação e à modernização do setor que move a economia do nosso Estado.
REDE TRIFÁSICA AO ALCANCE DO PRODUTOR RURAL
O Se liga aí, Paraná! é a porta aberta ao sistema Trifásico. Pelo programa, que será lançado em janeiro de 2026, o governo devolve ao produtor 5 pontos percentuais dos juros de financiamentos para obras de conexão à nova rede até o limite de R$ 200 mil.
Isso vale para a ligação até a propriedade e também da porteira para dentro, para a adequação da instalação elétrica e à compra de novas máquinas e equipamentos mais potentes.
O Se liga aí, Paraná! é de acesso universal aberto a todos, desde o pequeno ao grande produtor rural. É suporte para a ligação ao sistema trifásico, principalmente para o produtor de culturas mais sensíveis.
São recursos do Banco do Agricultor Paranaense lastreados pelo FDE, o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado, com operação da Fomento Paraná.
COMO GARANTIR O INCENTIVO
O produtor participante deve manter o financiamento em dia para não perder o incentivo.
O ressarcimento do percentual dos juros será depositado pela Fomento Paraná, em até 20 dias úteis após o pagamento da parcela, na conta do produtor rural.
SAIBA COMO PEDIR ACESSO À REDE TRIFÁSICA À COPEL
1. Avaliação técnica
O primeiro passo é avaliar em detalhes, com um eletricista de confiança, as necessidades de carga e de equipamentos para a rede trifásica.
2. Orçamento com eletricista
Com o suporte do eletricista, deve ser elaborado o orçamento para adequar motores, fiação e equipamentos da propriedade ao novo sistema.
3. Orçamento da Copel
O produtor deve solicitar o orçamento da extensão da rede trifásica à Copel. A companhia pode ser acionada pelos canais de atendimento do site www.copel.com, via 0800 51 00116 ou presencialmente em um dos postos de atendimento.
4. IDR-PR
De posse dos orçamentos, o produtor deve entregá-los no escritório municipal do IDR-Paraná, para a inserção da proposta na plataforma bancária.
5. Financiamento subsidiado
Após isso, o produtor define com o banco a linha de crédito adequada entre as disponíveis (Pronaf, Pronamp ou outras).
6. Aceite da obra
Produtor realiza o pagamento e registro de aceite para execução da obra junto à Copel.


