Apresentação
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), nos termos da Lei Estadual n.º 8485, de 03 de junho de 1987, constitui órgão de primeiro nível hierárquico da administração direta do Poder Executivo paranaense.
Tem por finalidade a orientação técnica especializada no planejamento, na organização, no controle e na execução das atividades dos setores agropecuário e do abastecimento do Estado.
Secretário
Natural de Campo Mourão, Marcio Fernando Nunes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão na gestão 1996-2000.Também foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR.
Em janeiro de 2011 assumiu a presidência do Instituto das Águas do Paraná, onde implantou programas importantes para o desenvolvimento do interior do estado, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias paranaenses. Posteriormente em 2018 assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Um órgão pioneiro no país voltado à busca de harmonia entre recursos naturais, empreendimentos e a sociedade. Unificou diversos institutos ambientais do estado em um único – o Instituto Água e Terra (IAT), agilizando processos e cortando a burocracia. Reforçou as ações do Estado para a preservação ambiental e da biodiversidade. Programas como Paraná Mais Verde, Rio Vivo, Parques Urbanos e Pró-Fauna, dentre outros, colocaram o estado em destaque no Ranking de Competitividade dos Estados (primeiro lugar em sustentabilidade ambiental) e em estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 01 de março de 2023 assumiu a Secretaria de Estado do Turismo.
Eleito deputado estadual em 2014 com 45.105 votos, pelo PSC, atuou junto ao Governo do Estado para o desenvolvimento do agronegócio, do comércio e da indústria nas cidades do interior. Abraçou as causas das lideranças empresariais, comerciais, comunitárias e políticas, sempre colocando em pauta os compromissos assumidos. Com o bom desempenho em seu primeiro mandato, ganhou a confiança dos paranaenses e foi reeleito em 2018 com 59.192 votos, pelo PSD. Seu terceiro mandato foi conquistado em 2022, com 126.006 votos, pelo PSD.