Departamento de Economia Rural (Deral)
O Departamento de Economia Rural (Deral) gera dados no âmbito do Paraná, bem como analisa e acompanha o desempenho de diversas cadeias de importância no estado e, através destas análises, habilita-se a propor políticas agrícolas. É composto por três divisões: DEB, DCA e DPA.
Desenvolve metodologias e promove coleta e tratamento de informações estatísticas.
Os levantamentos atualmente desenvolvidos pela Divisão são:
- Cotação Diária: levantamento de intenção de compra pelo mercado atacadista.
- Custos de Produção e Preços Pagos pelo Produtor: levantamento trimestral de produtos usados nas cadeias produtivas, utilizados para cálculo de índice médio dos sistemas de produção.
- Estimativa de Safra: acompanhamento semanal da evolução das principais lavouras paranaenses.
- Levantamento da Produção Agrícola: levantamento municipal das produções dos principais produtos de origem vegetal.
- Preços de Terras: levantamento anual de preços de terras com fins rurais, por municípios.
-
Preços de Venda no Atacado: levantamento dos preços pagos pelos varejistas ou industriais junto aos atacadistas.
-
Preços de Venda no Varejo: levantamento dos preços pagos pelos consumidores na compra de produtos agropecuários.
-
Preços Florestais: levantamento trimestral de preços de produtos florestais que mais se destacam no Estado do Paraná, praticados em várias escalas.
- Preços Recebidos pelo Produtor: levantamento semanal dos preços recebidos pelos produtores na venda da sua produção.
- Valor Bruto da Produção: índice de frequência anual, calculado com base na produção e nos preços recebidos pelos produtores, englobando produtos agrícolas, pecuários e florestais.
Analisa os dados fornecidos pela Divisão de Estatísticas Básicas e por outros órgãos e intermedia seu acesso ao público através de:
- Boletins Informativos: dispõem informações analisando momentos específicos de diversas cadeias produtivas do estado ou de dados fornecidos pela DEB.
- Prognóstico de Culturas: análise anual da oferta e demanda, no âmbito mundial, nacional e estadual, leitura da tendência do mercado e comportamento de preços.
- Condições de tempo e Cultivo: acompanhamento regional da interferência das condições meteorológicas nas produções rurais.
Eventualmente elabora estudos a respeito da capacidade de financiamento dos produtores, da competitividade dos sistemas de produção, da estimativa de necessidades e liberações de recursos, da incidência de impostos, de políticas públicas; assim como outras demandas.
O atendimento ao público contempla o envio de informações à assessoria de imprensa, especialmente, bem como diretamente a meios de comunicação, órgãos do governo, estudantes, pesquisadores, entidades não governamentais e privadas.
Também fazem parte do escopo de atividades da divisão proferir palestras e participar de reuniões e encontros com os setores envolvidos com a agropecuária.
Desenvolve estudos para determinar os custos e benefícios sociais e econômicos das atividades rurais, além de estudar perspectivas e tendências de evolução da agropecuária e agroindústria, apresentando propostas que visem o desenvolvimento setorial ou regional.
Atualmente acompanha o seguintes programas:
- Seguro Rural: o programa subvenciona parcialmente o prêmio do seguro rural no Paraná.
- Trator Solidário: o programa possibilita o financiamento de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores com preços mais acessíveis.
Contato
(41) 3313-4010