Departamento de Economia Rural (Deral)

O Departamento de Economia Rural (Deral) gera dados no âmbito do Paraná, bem como analisa e acompanha o desempenho de diversas cadeias de importância no estado e, através destas análises, habilita-se a propor políticas agrícolas. É composto por três divisões: DEB, DCA e DPA.

Desenvolve metodologias e promove coleta e tratamento de informações estatísticas.

Os levantamentos atualmente desenvolvidos pela Divisão são:

Analisa os dados fornecidos pela Divisão de Estatísticas Básicas e por outros órgãos e intermedia seu acesso ao público através de:

• Boletins Informativos: dispõem informações analisando momentos específicos de diversas cadeias produtivas do estado ou de dados fornecidos pela DEB.
  • Prognóstico de Culturas: análise anual da oferta e demanda, no âmbito mundial, nacional e estadual, leitura da tendência do mercado e comportamento de preços.
  • Condições de tempo e Cultivo: acompanhamento regional da interferência das condições meteorológicas nas produções rurais.

Eventualmente elabora estudos a respeito da capacidade de financiamento dos produtores, da competitividade dos sistemas de produção, da estimativa de necessidades e liberações de recursos, da incidência de impostos, de políticas públicas; assim como outras demandas.

O atendimento ao público contempla o envio de informações à assessoria de imprensa, especialmente, bem como diretamente a meios de comunicação, órgãos do governo, estudantes, pesquisadores, entidades não governamentais e privadas.

Também fazem parte do escopo de atividades da divisão proferir palestras e participar de reuniões e encontros com os setores envolvidos com a agropecuária.

Desenvolve estudos para determinar os custos e benefícios sociais e econômicos das atividades rurais, além de estudar perspectivas e tendências de evolução da agropecuária e agroindústria, apresentando propostas que visem o desenvolvimento setorial ou regional.

Atualmente acompanha o seguintes programas:

• Seguro Rural: o programa subvenciona parcialmente o prêmio do seguro rural no Paraná.
  • Trator Solidário: o programa possibilita o financiamento de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores com preços mais acessíveis.