Trator Solidário

Logo Trator Solidário

O programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a Agricultura Familiar do Estado do Paraná possibilita o financiamento, com preços mais acessíveis, de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores. É uma parceria entre a Seab, o IDR-Paraná, a Fomento Paraná, agentes financeiros e cooperativas de crédito, além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.

Público-alvo

O programa Trator Solidário é destinado a pequenos produtores com propriedades entre 12 e 80 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual de até R$ 415 mil, oriunda da atividade agrícola. Esse segmento responde por cerca de 40% a 45% da produção bruta do Estado. São pequenas propriedades exploradas, em sua maioria, pela própria família. Contudo, algumas delas empregam um trabalhador permanente e, nas épocas de pico de plantio, tratos cultuais e colheita, podem contratar até dois trabalhadores temporários. A pequena propriedade tem, portanto, um papel relevante na geração de postos de trabalho e de renda.

 

Trator Solidário

 

Trator Solidário

Objetivos

O Trator Solidário é um programa de cunho social, dirigido a um público específico. Adaptado ao relevo paranaense, demonstra eficiência, baixo nível de inadimplência dos beneficiários e demanda constante por aquisição, renovação e ampliação de máquinas e equipamentos ano a ano. Visa à expansão e à verticalização da produção agropecuária estadual, à promoção do crescimento da produtividade e à modernização do campo, sem perder de foco custos e qualidade. O programa, como Política Pública de Estado, é imprescindível para o aumento da renda e da qualidade de vida do homem do campo, contribuindo, desta forma, para a desaceleração do êxodo rural.

 

Resultados

Em mais de uma década de existência, o programa já entregou aos pequenos produtores rurais familiares cerca de 12 mil tratores. Até 2015, o Trator Solidário trabalhava apenas com tratores agrícolas entre 55 a 75/CV de potência. Hoje, oferta também colhedoras de grãos de milho de no mínimo 175/CV e pulverizadores de até 900/I.

Trator Solidário

 

Trator Solidário

Vantagens

O programa Trator Solidário garante segurança aos beneficiários por meio do Sistema de Equivalência em Produto, mecanismo amparado por recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e que assegura ao tomador do crédito a complementação da poupança anual comprometida para o pagamento do valor da parcela do financiamento, sempre que ela ficar abaixo do valor contratado/pactuado na cédula rural. Outra vantagem é o preço dos equipamentos, que é de 10 a 15% menor que o praticado no mercado.

Produtos que podem ser financiados

  • Pulverizadores agrícolas de até 900/l, mecânicos e hidráulicos
  • Colhedoras de grãos com no mínimo 175/CV
  • Tratores, estreitos, normais, Santo Antônio ou cabinados, com potência mínima de 55/CV e 75/CV

Como se inscrever

O agricultor interessado em adquirir máquinas e implementos deve procurar a unidade do IDR-Paraná em seu município. Lá, deve preencher uma pré-proposta para análise cadastral no agente financeiro. Após a análise do Banco, ela segue para a Seab, para aprovação final e inclusão no Sistema de Equivalência em Produto. Por fim, o Departamento de Economia Rural da Seab encaminha as propostas aos bancos credenciados e são efetuados o financiamento, a liberação, o pagamento e a liberação do equipamento ao beneficiário.

 

Expectativas para 2020

O programa mantém o olhar firme no crescimento econômico do país, do Estado e do agronegócio, que, além de ser o carro-chefe do crescimento econômico e da balança comercial, abastece o mercado interno e gera trabalho e renda. O Trator Solidário, neste cenário, destaca-se como importante mecanismo para a estabilidade e o crescimento da agropecuária e para a indução ao uso de tecnologias adequadas na pequena propriedade familiar, promovendo a diversificação e o aumento da produtividade e da renda.

Edital de Chamamento Público nº 003/2020

Edital de Chamamento Público nº 003/2020 - Tratores, Colhedoras e Pulverizadores
Chamamento público de empresas fabricantes e concessionárias para comercializarem tratores, colhedoras e pulverizadores agrícolas aos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e em conformidade às diretrizes do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários do Estado do Paraná.

 

Programa Trator solidário