Trator Solidário

O Programa Trator Solidário possibilita o financiamento de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores com preços mais acessíveis. É uma parceria entre a Seab, a Emater, a Fomento Paraná, agentes financeiros e cooperativas de crédito, além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas. 

 
 Quem pode acessar o programa?

O Programa Trator Solidário é destinado a pequenos produtores com propriedades entre 12 e 75 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual de até R$ 415 mil, oriunda da atividade agrícola.

 
Como se inscrever?

O agricultor interessado em adquirir máquinas e implementos deve procurar a unidade da Emater em seu município. Lá, deve preencher uma pré-proposta para análise cadastral junto ao agente financeiro. Após a análise do Banco, ele segue para a Seab para aprovação final e inclusão no Sistema de Equivalência em Produto. Por fim, o Departamento de Economia Rural da Seab encaminha as propostas aos bancos credenciados e são realizados o financiamento, liberação, pagamento e liberação do equipamento ao beneficiário.

 
Quais produtos podem ser financiados?

Pulverizadores Agrícolas de até 900/l mecânicos e hidráulicos; colhedoras de grãos com no mínimo 175/CV; Tratores, estreito, normal, Santo Antônio ou cabinados com potência mínima de 55/CV e 75/CV.

 
Edital de Chamamento Público nº 001/2019

Edital de Chamamento Público nº 001/2019 - Tratores, Colhedoras e Pulverizadores
Chamamento público de empresas fabricantes e concessionárias para comercializarem tratores, colhedoras e pulverizadores agrícolas aos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e em conformidade às diretrizes do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários do Estado do Paraná.