Equipe do Crédito Fundiário se reúne com Ministério para alinhar ações de 2024 03/04/2024 - 14:57

A Unidade Técnica Estadual (UTE/PR) do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) reuniu-se na terça-feira (02) com a coordenadora do escritório regional Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Paraná, Leila Klenk, para discutir o andamento do Plano de Ação. O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Curitiba, pasta responsável pela execução do PNFC no estado.

Entre os principais assuntos, estavam o Sistema Informatizado de ATER, a capacitação de empresas de ATER e de técnicos envolvidos no programa, e as ações necessárias para divulgação do PNCF no Paraná, como eventos, além do lançamento do Manual e Regulamento do PNFC e o contato com a Câmara Técnica do Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf).

Também participaram o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), Márcio da Silva, os técnicos Lucineia Meister, da Seab, Adelson Angelo e Miriam Fuckner do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná), e os técnicos do MDA Augusto Fernandes e Alexandre Farias.

PROGRAMA - Por meio do PNCF, é possível pleitear uma linha de financiamento para comprar um imóvel rural com juros de 2,5% ou 5,5% ao ano, conforme a linha de crédito disponível. Os recursos também podem ser usados na estruturação da propriedade e na contratação de assistência técnica. Para participar, o produtor pode procurar uma cooperativa ou empresa de ATER e elaborar seu projeto de financiamento.

Recentemente, o Programa teve duas alterações. Uma delas foi o aumento do valor financiado do PNCF Mais para aquisição de terra, de R$ 184 mil para R$ 280 mil. Com isso, houve o aumento nos valores de enquadramento no Programa, sendo que o valor da renda líquida anual de R$ 55.551,98 e um patrimônio de R$ 140 mil podem financiar até R$ 280 mil com juros de 2,5% ao ano, além de bônus de 20% no pagamento da parcela até o vencimento com 25 anos para quitação.

A outra mudança foi a criação da linha de financiamento “Terra da Juventude”, o “PNCF Jovem”. Jovens agricultores que tiverem até 30 anos, com renda líquida anual de até R$ 55.551,98 e um patrimônio de até R$ 140 mil, podem financiar até R$ 280 mil, sendo que o benefício de juros proposto é de 0,5% ao ano, com bônus de 40% na parcela paga em dia, mais 36 meses de carência e 25 anos para quitar.