Na comemoração dos 80 anos, Seab apresenta seus servidores. Veja quem faz o Núcleo Regional de Pitanga 23/01/2024 - 10:32

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná comemora em 2024 os 80 anos do Decreto-Lei 251, de 18 de setembro de 1944, que criou a Secretaria de Estado de Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio. É tido como a certidão de nascimento da atual Seab.

A Agricultura sempre esteve presente na história do Paraná, mas geralmente era vinculada de forma acessória a outra secretaria de Estado ou como um departamento. Esse decreto-lei trouxe os negócios da Agricultura como personagem principal na estrutura do governo.

A denominação de Secretaria de Estado da Agricultura e a institucionalização do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), composto à época pela Seab e por sete vinculadas, foi consequência de reforma administrativa promovida pelo Decreto 625/1975. O resultado imediato foi a interiorização dos trabalhos com a criação de 14 Núcleos Regionais.

Funcionando como uma minissecretaria, eles são responsáveis por operacionalizar as políticas públicas e pela articulação das atividades das entidades vinculadas nas respectivas regiões. Desde então os chefes dos núcleos – que hoje são 23 – atuam como representantes do secretário, com autoridade para resolver e dar encaminhamento às questões da Pasta em sua região.

Como homenagem, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento começa a apresentação de seus servidores. O Núcleo Regional de Pitanga, na região Central do Estado, é formado por nove municípios. Ele é atendido por (ordem da foto) Marcelo Serbai, João Ricardo Pachulski, Adriela do Rocio da Silva Pereira, Gabriela Gruber, Adriana Tavares, Shirlei Magalhães da Silva, Danilo Sens de Castro, sob a chefia de José Guilherme Stipp Camilo.