Seab integra missão para Suécia e Áustria focada no uso de madeira engenheirada 05/04/2024 - 16:20

Representantes do Governo do Estado embarcam a partir deste sábado (6) para a Suécia e a Áustria em uma nova missão internacional de negócios, onde conhecerão detalhes sobre a aplicação da madeira engenheirada na construção civil. A viagem é organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e tem como principal objetivo estimular o uso da tecnologia em âmbito estadual. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento integra a comitiva, por meio do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop).

Uma tendência inovadora no setor, a madeira engenheirada tem ganhado destaque na indústria da construção civil em nível mundial. O material é produzido através de técnicas avançadas de processamento da madeira, que pode ser utilizada na construção de edifícios, pontes, passarelas e estruturas modulares.

Entre as vantagens da madeira engenheirada estão a alta resistência e durabilidade, o que a torna mais resistente a deformações e rachaduras do que a madeira convencional, além de menor peso, o que facilita o transporte do material. A sua alta capacidade de adaptação também permite que seja combinado com outros materiais utilizados na construção civil. Por ser um recurso renovável e obtido a partir do reflorestamento, a madeira engenheirada também é mais sustentável do ponto de vista ambiental. 

O Departamento de Florestas Plantadas (Deflop) da Seab vislumbra a utilização das florestas públicas plantadas para iniciativas com tecnologias de madeira engenheirada. “Com isso, estaremos seguindo os pilares da Bioeconomia, contribuindo para a conservação de solos, o desenvolvimento social, e a mitigação de gases do efeito estufa”, explica o diretor do Deflop, Breno Menezes de Campos, que representará a Secretaria na programação. 

De acordo com ele, o Paraná se destaca como grande polo nacional de produção de madeira, com usos múltiplos em uma cadeia diversificada em uma área de 1,17 milhão de hectares. “A participação da Seab será uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, empresas, visitar construções de madeira engenheirada e conhecer políticas públicas do setor, contribuindo para novas ideias de utilização do ativo florestal estadual e para as políticas públicas paranaenses”, completa. 

INDÚSTRIA - Segundo o vice-presidente e coordenador do Conselho Setorial da Madeira da Fiep, Roni Junior Marini, a missão é um passo importante para consolidar o Paraná como um futuro polo industrial da madeira para a construção civil sustentável. “No Brasil, o uso desse tipo de tecnologia é muito incipiente comparado a outros países para os quais o Paraná inclusive exporta um grande volume de madeira. Por isso, as visitas e contatos que faremos podem ajudar na criação de políticas públicas que ampliem o uso desses métodos construtivos no Estado”, afirma.

OUTRAS PASTAS - Além da Seab, estarão presentes na missão a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Companhia de Habitação do Paraná; Fundepar; Instituto Água e Terra (IAT); Corpo de Bombeiros Militar do Paraná; Fundação Araucária; e Paraná Projetos. A comitiva paranaense contará ainda com representantes de prefeituras, órgãos federais, entidades de classe e do setor produtivo, empresários e profissionais especializados do setor madeireiro.

AGENDA – A viagem começará pela cidade sueca de Skelleftea, que tem cerca de 75 mil habitantes e é um exemplo na adoção da madeira engenheirada, tendo adotado o material como política construtiva desde 2014. Nela, está localizado o Hotel The Wood, cujos 20 andares são totalmente construídos em madeira, bem como um ginásio de esportes, creche, ponte e estacionamento feitos com o mesmo material.

Os representantes visitarão um centro cultural construído a partir de uma competição de arquitetura promovida pela Prefeitura de Skelleftea e que também é um ponto turístico da cidade, atraindo professores universitários, arquitetos, engenheiros de todo o mundo. Chamado de Sara Cultural Center, ele funciona como um mercado para a indústria da madeira, com um showroom em que móveis, revestimentos e decorações feitos em madeira, além de contar com uma área de pesquisa e inovação.

De lá, a equipe segue para Estocolmo, onde os técnicos visitarão um bairro planejado em que várias construções têm a madeira engenheirada como conceito central da arquitetura e engenharia. Na capital do país escandinavo, também estão previstas visitas a um centro comercial exclusivo para produtos reciclados, ao Museu Vasa, construído a partir de um navio de guerra sueco do século XVII, e ao HoHo Wien, hotel de 24 andares considerado o maior edifício de madeira da Europa.

Os últimos dias da viagem serão em Viena, capital da Áustria. Na cidade, a programação será focada em empreendimentos residenciais que utilizam a madeira engenheirada. Há mais de um século, a administração municipal adotou a habitação de interesse social como política pública, o que faz com que a cidade concentre o maio volume de moradias populares em todo o mundo.

POTENCIAL DE CRESCIMENTO – Amplamente utilizada na Suécia e na Áustria, a madeira engenheirada também é uma solução muito comum na vizinha Finlândia e em países como Canadá, Estados Unidos e Austrália. No Brasil, o uso da madeira engenheirada ainda está em estágio inicial, mas tem ganhando tração rapidamente em função das vastas áreas florestais e do crescente interesse pela sustentabilidade.

A expectativa é de que a demanda por este material continue a crescer globalmente, o que inclui a produção nacional. Para se preparar para este novo cenário, a participação dos órgãos estaduais também leva em conta a segurança das instalações que utilizam a madeira engenheirada, a sua potencial aplicação em outros setores, como a habitação de interesse social, e o desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias.

MISSÕES INTERNACIONAIS – Esta é a segunda missão internacional que o Governo do Paraná participa em 2024. A primeira, em fevereiro, se concentrou nos Estados Unidos, e buscou conhecer o funcionamento dos sistemas de irrigação utilizados pelo estado do Nebraska e que podem ser aplicados no agronegócio paranaense.

 

GALERIA DE IMAGENS