Seagri lamenta falecimento de Guerino Guandalini, líder do segmento rural paranaense 17/04/2024 - 10:09

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) lamenta o falecimento na madrugada desta quarta-feira (17) de Guerino Guandalini, valoroso líder do segmento rural paranaense, aos 91 anos. “Além de amigo pessoal, Guandalini foi e continuará sendo sempre uma liderança forte no setor agropecuário, primeiramente no Norte paranaense e depois se espalhando por todo o Estado, mas também deixa sua marca como político e cidadão com grande vivência social em Astorga”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Guandalini nasceu em Taquaritinga (SP), mas cedo se mudou para o Norte do Paraná estabelecendo-se em definitivo em Astorga, quando ainda era distrito de Arapongas. Ali dedicou-se inicialmente ao comércio de cereais, mas logo sentiu a força da agropecuária, tornando-se produtor rural e assumindo a direção do Sindicato Rural de Astorga.

Foi também vice-prefeito, ocupando temporariamente o comando do município. Ocupou ainda a presidência do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Norte e Noroeste do Paraná (Nurespar), a direção do Conselho Fiscal e a vice-presidência da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Guandalini atuou também como diretor e presidente do Hospital Regional Cristo Rei e fez parte da diretoria da Escola Apae de Astorga.

Ele deixa quatro filhos, oito netos e 13 bisnetos, para os quais o Seagri estende a solidariedade.