Secretários de Agricultura do Codesul analisam plano conjunto para segurança sanitária e vigilância das fronteiras 16/06/2023 - 14:53

A gripe aviária e as medidas de vigilância nas fronteiras, a segurança sanitária e fitossanitária, os eventos climáticos e seus impactos na produtividade, na economia e na segurança alimentar, a criação de um plano hídrico interestadual e a sucessão familiar no campo foram temas do Grupo de Trabalho da Comissão Permanente da Agricultura e Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O encontro realizou-se na manhã desta sexta-feira (16/06), na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, foi um dos participantes. GT é coordenado pelos secretários da Agricultura, Giovani Feltes, e do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, ambos do Rio Grande do Sul. “A busca é fazer com que o Codesul se fortaleça cada vez mais, e por isso esta reunião de hoje de manhã do GT com os secretários de agricultura e desenvolvimento rural dos quatro estados. No encontro conseguimos apontar as prioridades da área e os encaminhamentos necessários para múltiplos assuntos, acordados entre todos”, destacou Feltes..

O secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, acentuou que o intuito é que os agentes públicos unam-se cada vez mais, ampliando o diálogo, com vistas ao fortalecimento das pautas do Codesul.

Outros assuntos que foram debatidos e que devem ser aprofundados em nova reunião do GT a ser agendada, foram a reforma tributária, a lei da Mata Atlântica, a cobertura digital e a energia no campo, o marco temporal e a segurança jurídica.

As sugestões foram encaminhadas para o encontro dos governadores do Codesul, que aconteceu durante a tarde na Cúria Metropolitana, em Porto Alegre.

Participaram da reunião da manhã, além da equipe gaúcha e de Ortigara, Valdir Colatto, Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina; Rogério Beretta, Secretário-Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Mato Grosso do Sul;  Amauri Canto, Secretário-executivo do Codesul de Santa Catarina; André dos Santos, Consultor Executivo da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina e Orlando Pessuti, Secretário Executivo do Codesul do Paraná.

CODESUL - O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi o primeiro conselho regional criado no País, em 1961, a partir de convênio entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com a adesão do Mato Grosso do Sul em 1992.

Uma das principais realizações do conselho foi a criação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), segundo maior banco de fomento do país (atrás apenas do BNDES). O Codesul foi planejado para colaborar com o crescimento e encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, constituindo-se num foro privilegiado à coordenação de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi)