Treinamento de técnicos vai dar mais agilidade ao programa Estradas da Integração 01/02/2024 - 17:14

O programa Estradas da Integração, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), está investindo na capacitação da equipe para promover eficácia nos processos. Nesta semana, o Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) está treinando técnicos que atuam na pré-análise para firmar convênios de pavimentação de estradas rurais.

O treinamento, que começou na quarta-feira (31) e segue até a sexta-feira (02), tem o objetivo de atualizar a equipe dos núcleos regionais sobre as novas exigências da Lei Federal 14.133/2021 - Lei de Licitações, e do Decreto Estadual 10.086/2022. “Com isso, teremos técnicos habilitados e atualizados sobre a nova legislação”, explica o chefe do Deagro, Márcio da Silva. As novas regras têm exigido maior detalhamento nos Planos de Trabalho, em especial sobre o custo-benefício do projeto para atendimento às comunidades.

Nesta etapa, participam do treinamento 11 técnicos da Seab e um do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar - Emater (IDR-Paraná), das regionais de Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cianorte, Curitiba e Irati. Os coordenadores são os engenheiros agrônomos do Deagro Mauro Wosniacki e José Tárcio de Campos. “Essa iniciativa vai garantir projetos mais qualificados no que diz respeito a custos e especificações técnicas dos projetos”, explica Wosniacki.

Segundo Campos, com a atualização sobre as novas regras, a equipe poderá orientar prefeituras demais envolvidos no processo, o que vai reduzir o fluxo de tramitação de documentos. Estão previstos novos treinamentos para os demais núcleos regionais ainda neste semestre.

PROGRAMA - O Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas - Estradas da Integração é hoje um dos mais importantes para o ambiente rural do Paraná. Não apenas porque possibilita o transporte dos insumos e da produção agropecuária de forma mais rápida, mas também porque ajuda na conservação do solo das propriedades e garante acesso seguro aos serviços de saúde, transporte escolar, lazer e turismo rural. Nos últimos cinco anos, mais de mil quilômetros de estradas rurais no Paraná foram beneficiados. O investimento ultrapassou R$ 304 milhões, com benefício a aproximadamente 18 mil famílias de 2 mil comunidades em mais de 200 municípios.