Valor Bruto da Produção

O Valor Bruto da Produção é um índice de frequência anual, calculado com base na produção agrícola municipal e nos preços recebidos pelos produtores paranaenses. Engloba produtos da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo vegetal, da olericultura, da fruticultura, de plantas aromáticas, medicinais e ornamentais, da pesca etc.

Além de fornecer dados sobre a produção agropecuária de todos os Municípios do estado do Paraná, tal índice compõe o Fundo de Participação dos Municípios. O Valor Bruto da Produção tem uma participação de 8% no cálculo usado para a determinação do índice final a ser aplicado sobre a arrecadação do ICMS, que resulta na cota-parte devida a cada Município.

Análise resumida - Análise dos resultados preliminares do VBP 2021.

Análises regionais - Análises dos resultados preliminares do VBP 2021, por Núcleo Regional.

Relatório Municipal - Relatório da versão definitiva do VBP 2021 (safra 20/21).

VBP 2021 - Arquivo em xlsx.