Secretário recebe Cônsul-Geral do Japão em Curitiba 20/11/2020 - 18:12

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, se reuniu na quinta-feira (19) com o Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, TAKAGI Masahiro, para debater possíveis parcerias técnicas e financeiras. A ideia é que o agronegócio paranaense possa se beneficiar de mais tecnologia e várias formas de financiamento, além de investimentos japoneses no Estado.

Ortigara destaca que o diálogo é fundamental para a economia do Paraná. “Conversamos sobre possibilidades de financiamento direto ou por meio de parcerias público-privadas para as necessidades da agricultura”, diz. Segundo ele, essa pauta já foi encaminhada aos órgãos financeiros do Estado para discussão.

As lideranças também debateram formas de ampliar a conectividade e a comunicação no campo. O desenvolvimento por meio da inovação e da tecnologia é uma das bandeiras do Governo do Paraná. “No campo, estamos evoluindo para máquinas autônomas e máquinas que precisam de conectividade para funcionar”, diz o secretário.

O Cônsul-Geral considerou a reunião muito significativa. Ele apresentou uma possibilidade de financiamento da JICA (Japan International Cooperation Agency) que poderia ser utilizada para o setor agrícola, especialmente para pequenos e médios agricultores, e que pode resultar em projetos com várias entidades paranaenses. “Também falamos sobre uma nova tecnologia japonesa de comunicação digital que será útil e segura para as áreas rurais. Eu gostaria muito que essa tecnologia fosse introduzida aqui em um futuro próximo”, diz Masahiro.

Há ainda interesse no mercado japonês para exportar mais produtos paranaenses, como a carne suína. “Ainda existem algumas etapas de procedimentos sanitários para viabilizar isso, mas acredito que o potencial desse item é muito grande”, avalia.

De acordo com ele, o Consulado Geral está trabalhando em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná para fortalecer a rede de jovens empresários a fim de promover ainda mais os negócios entre o Paraná e o Japão.

 

 

GALERIA DE IMAGENS