Banco de Alimentos

O Programa Banco de Alimentos visa ao aproveitamento de produtos não comercializados pelos atacadistas e produtores das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), com vistas à segurança alimentar. Também recebe doações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovendo o fortalecimento da agricultura familiar.

 
Quem atua no programa?

Os alimentos são recepcionados pela direção da Ceasa e posteriormente selecionado e distribuído por voluntários.

 
Quem é atendido?

O público-alvo são creches, hospitais, asilos, casas de recuperação, casas lares e outros que atendam pessoas em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de famílias em vulnerabilidade social.

 
Há contrapartida?

As entidades atendidas pelo Banco de Alimentos participam de atividades de capacitação em educação alimentar e repassam o conhecimento à comunidade.

 
O que a instituição precisa fazer para receber doações?

O representante legal precisa formalizar o pedido em formulário próprio. Também deve apresentar inscrição do CNPJ, documentação de identificação do responsável, inscrição nos conselhos nacionais, setoriais ou título de utilidade pública, estatuto, comprovante de endereço, alvará de funcionamento e ata de fundação da entidade, ata de posse da diretoria e relatório de atividades ou projeto com dias, horários e responsáveis por cada atividade. Caso sirva refeição no local, a entidade deve apresentar licença sanitária.

 

Mais informações