Adapar mantém alerta preventivo contra a gripe aviária 20/05/2025 - 18:49

A  Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que coordena o Gease - Grupo Especial de Atenção às Suspeitas de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas, reuniu os integrantes nesta terça-feira (20) com o objetivo de manter o alerta preventivo em relação à gripe aviária.
 
O Estado não tem nenhum caso em investigação ou suspeita, mas a confirmação de um caso da gripe em um aviário em Montenegro (RS) tem levado a Agência paranaense a fortalecer o contato com todos os atores que atuam diretamente na defesa sanitária ou como força auxiliar.


O Gease foi criado em 2014 para o controle ou erradicação de doença que configure emergência sanitária de risco para a saúde dos animais de interesse da defesa agropecuária, como é o caso de introdução de uma doença exótica ausente no Brasil.
 
Na reunião desta terça-feira estiveram presentes, além de diretores da Adapar, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Comando Geral da Polícia Militar, da Defesa Civil, do Instituto Ambiental do Paraná, do IDR-Paraná e do Ministério da Agricultura e Pecuária.