Adapar participa de operação para apreender fertilizante irregular 08/10/2021 - 14:36

Em ação de fiscalização conjunta, foram apreendidas 111 toneladas de fertilizantes sem comprovação de origem em um estabelecimento em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O trabalho contou com a atuação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Polícia Civil, Instituto de Águas e Terras (IAT) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Colombo.

No barracão havia empilhadeiras, caminhões, várias sacarias vazias de diferentes fabricantes e equipamentos para mistura e envase dos produtos. Além disso, foram encontrados fertilizantes embalados prontos para distribuição. A princípio, concluiu-se que o material pode ter origem em varreduras ou desvio de cargas, questão que está sendo investigada pela Polícia Civil. Estima-se que o valor da carga seja de R$ 1,7 milhão.

PRISÃO - O local não possuía registros na Adapar ou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que autorizassem as práticas desenvolvidas. Também foi verificado que o estabelecimento não continha alvará de funcionamento, licença ambiental ou acompanhamento de um responsável técnico.

A pessoa identificada como proprietária da carga, de 42 anos, foi presa em flagrante por porte e posse de arma, crime contra a ordem tributária e relações de consumo e crime ambiental.

A operação teve início em 2 de outubro, após ação da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, que resultou na apreensão de uma carreta que transportava 32 toneladas de fertilizantes. Com o cruzamento de informações, a polícia chegou ao estabelecimento no bairro Guaraituba, em Colombo.

FISCALIZAÇÃO - A Adapar é responsável pela fiscalização do comércio de fertilizantes e afins, desenvolvendo ações como: i) registro de comerciantes de fertilizantes, ii) verificação das condições de armazenamento, iii) inspeção das embalagens, iv) rotulagem e prazo de validade, v) coleta de amostras para monitoramento de qualidade e vi) retirada do comércio dos lotes desconformes, fraudados e falsificados.